MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Bioma em foto

Publicada em 08/08/2020
Bioma em foto | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Imagem registrada em Candiota, dezembro de 2019.

Rutela lineola (Linnaeus, 1758) são popularmente conhecidos por "besouros-da-roseira", pois são comumente vistos se alimentando de flores, especialmente de Rosaceae, que é a  família pelos quais se destacam as macieiras, os marmeleiros e os pessegueiros. Essa espécie de besouro possui grande variação de cores que partem do preto com tons de amarelo, laranja, branco ou até mesmo vermelho. São distribuídos de Sul a Sudeste do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais) e também em outros países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia e Peru. Os indivíduos adultos de Rutela lineola são herbívoros, alimentam-se de madeira em diferentes estágios de conservação e flores. As larvas, normalmente, desenvolvem-se dentro do "alburno" (parte externa da casca) de Eucalyptus, alimentando-se da madeira da planta, "pupando", ou seja, crescendo dentro do tronco do mesmo. A "emergência", a saída dos troncos ocorre nos meses de outubro e novembro. Os indivíduos adultos são ativos durante o dia. Essa espécie possui importância para a natureza por conta de seus hábitos alimentares, pois atua como importante decompositor natural de matéria orgânica. (Texto:Wellington Vasconcelos de Souza, Acadêmico da Graduação I – Módulo I: Estudo da Vida – Ciências Biológicas da Urcamp). Para saber mais sobre essa ou outras espécies da flora e fauna no Bioma Pampa, entre em contato com o curso de Ciências Biológicas da Urcamp. O telefone para contato é o (53) 3242-8244, ramal 212.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br