ANO: 26 | Nº: 6573

Egon Kopereck

egonkopereck@gmail.com
Pastor da Congregação Evangélica Luterana da Paz
08/08/2020 Egon Kopereck (Opinião)

Dia dos Pais

Amigos leitores!
A pandemia da Covid-19, assola o mundo, traz consigo o distanciamento e isolamento social, faz usar máscaras, muda com a nossa rotina, afeta a economia, mas o segundo final de semana é o Dia dos Pais, e isso não muda. Longe ou perto, separado ou debaixo do mesmo teto, homenagens são feitas, felicitações são dadas, palavras de carinho, amor, respeito e honra são ditas, digitadas, transmitidas. Afinal é o Dia dos Pais.
Ser pai é um privilégio, uma bênção, uma enorme responsabilidade. Ser pai, quase todo homem pode vir a ser, mas ser pai digno de receber homenagem, carinho, respeito é algo que precisa ser construído com responsabilidade, compromisso e parceria.
Diz a Bíblia, Palavra de Deus, em Deuteronômio 6.6 e 7: "Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração, tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te." Vejam que bela recomendação. Que grande ensinamento. Que enorme responsabilidade. Em primeiro lugar: "Estarão no teu coração." Para transmitir, para ensinar os outros, primeiramente, eu preciso dominar o assunto. "Estarão no teu coração". Isso não acontece automaticamente. Isso vem pelo ouvir, ler, meditar e praticar dessa Palavra de Deus. Prezados pais! Vocês tem dedicado tempo para aprender, conhecer e praticar a Palavra de Deus em vossa vida? Vocês querem a felicidade dos vossos filhos? Então, disse o sábio Salomão, em Provérbios 22.6: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velha, não se desviará dele." Para ensinar é preciso conhecer, para conhecer é preciso aprender, e para aprender é preciso ouvir, estudar, meditar nessa Palavra de Deus, que é e quer ser: "Lâmpada para os nossos pés, e luz para os nossos caminhos." (Salmo 119.105)
Uma vez, estando no teu coração, Deus diz: "Tu as inculcarás a teus filhos." Ensinar, mostrar, praticar com eles. Esse ensinar nós o fazemos tirando tempo para estar com eles, dando atenção, carinho, tempo para ouvi-los, aconselhá-los e orientá-los para a vida. Esse ensinar se dá pelo exemplo.
Queridos pais, não se esqueçam: Os vossos filhos, seguem os vossos passos. Para onde os estão conduzindo? Lembrei-me de um belo exemplo, acho até que era um gaúcho de Bagé, que dizia assim: Um casal estava no centro da cidade comprando roupa. E o filho de 6 anos, escolheu uma linda bombacha, um lenço de gaúcho, botas, uma camisa branca, e quando a moça que os estava atendendo disse: "Mas tu gostas da roupa de gaúcho, não é mesmo?" O menino respondeu: "Sim! Eu quero ser igualzinho ao pai." Tu já pensaste que responsabilidade? Teus filhos te seguem os passos. Sê um bom exemplo. Exemplo digno de ser imitado e seguido. Ensina valores éticos e morais dignos, que jamais venham a te envergonhar no futuro. E, querido pai, não esquece que dinheiro, estudo, uma boa herança, tudo isso é passageiro e perde o seu valor, se não inculcares neles os valores eternos. Ensina-os no caminho de Deus. Mostra-lhes o grande amor de Deus, que mandou seu Filho Jesus ao mundo, para nos trazer, paz, perdão, vida e salvação eterna. Com certeza, se teus filhos conhecem e vivem no amor de Deus, também terão amor para com o seu semelhante, e serão respeitados, honrados, dignos, e lhe trarão muitas e grandes alegrias.
Feliz Dia dos Pais. Deus vos abençoe e capacite para a vossa sublime missão!

Pastor da Congregação Ev. Luterana da Paz

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...