MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

COVID-19

Parceria garante postos de testagem e aplicativo para rastreamento de casos de Covid-19

Publicada em 08/08/2020

O Dados do Bem chega ao Rio Grande do Sul através de uma parceria com o Governo do Estado, Fiocruz e Todos Pela Saúde. A iniciativa de monitoramento epidemiológico, liderada pelo Instituo D´Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e Zoox, busca contribuir com o programa de combate ao coronavírus que já foi adotado pelo Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é acompanhar a evolução dos vírus, construir, através de inteligência dedos, mapas de risco e identificar clusters da doença.

"Estamos trabalhando incansavelmente contra a Covid-19 e, desde o início de julho, ampliamos a testagem graças à parceria com instituições como Fiocruz e Todos Pela Saúde. Com a assinatura do Termo de Cooperação nesta semana, iniciamos a segunda etapa do nosso projeto, agora com o aplicativo Dados do Bem. A iniciativa entrará em operação para ampliar o monitoramento da doença e nos auxiliar a entender a disseminação do vírus", explica a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

O programa contra a Covid-19 no Estado começou em julho e priorizou trabalhadores e residentes de instituição de longa permanência para idosos, funcionários de estabelecimentos de saúde e residentes da Região Metropolitana, no Norte e na Serra. A partir desta segunda-feira, a segunda etapa do projeto com o Dados do Bem vai focar nos moradores das outras regiões do Estado.

O Dados do Bem é um aplicativo de celular gratuito, disponível para Android e IOS. Após baixá-lo, o usuário preenche uma autoavaliação simples sobre sintomas de saúde e com questões relacionadas à Covid-19. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid-19 poderá ser chamada para a realização do teste RT-PCR.

Importante ressaltar que o projeto não realiza testagem em massa. A iniciativa integra os dados de risco identificados pela autoavaliação e os resultados de testes sorológicos rápidos aplicados em amostras desta população para realizar análises que permitam entender a disseminação do vírus da área avaliada, fornecendo informações para o combate à epidemia pelo poder público. Vale ressaltar que todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa, mesmo aqueles que não são convocados para fazer testes.

Dados do Bem foi lançado no Rio de Janeiro em 28 de abril e hoje também está presente em Minas Gerais, São Paulo e Goiás. O projeto já conta com mais 547 mil downloads, dos quais 389.243 pessoas fizeram a autoavaliação respondendo perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. De todas que preencheram o questionário, 68.132 foram testadas até a data de corte do estudo, início desta quinta-feira, dia 06/08, e, dessas, 14% (9.753) receberam o resultado positivo para o coronavírus. Essas informações já estão disponíveis em tempo real no próprio aplicativo.

A iniciativa
Desenvolvido pelo Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a Zoox, "Dados do Bem" (www.dadosdobem.com.br) é um projeto de monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de inteligência, a ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao Poder Público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades. Dados do Bem faz parte de uma série de iniciativas de pesquisa do Instituto D´Or, "Ciência IDOR Contra a COVID", que ainda inclui outras nove frentes de estudo.


COMO FUNCIONARÁ

Baixe o aplicativo
Faça a autoavaliação: o usuário responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. É importante ser sincero.
Teste em caso de risco: caso a ferramenta identifique um alto risco de infecção por Covid-19, a pessoa poderá ser convidada, pelo próprio aplicativo, a fazer um teste gratuito em um posto de testagem credenciado pelo Estado nas cidades, com data e hora para comparecer ao local.
Se der positivo: após realizar a testagem, o usuário recebe o resultado possivelmente no dia seguinte, dependendo de alguns aspectos da logística do ponto de testagem. Em caso positivo para Covid-19, poderá indicar cinco pessoas com quem teve contato para que façam a autoavaliação pelo app. Elas poderão ser convidadas a fazer o teste também. Todos deverão cumprir isolamento, para evitar contaminação. É com base nos resultados dos exames que o aplicativo gerará dados que auxiliarão o governo a planejar melhor as ações de contenção da Covid-19.



PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br