MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Região volta a ser classificada em bandeira vermelha preliminar

Publicada em 08/08/2020
Região volta a ser classificada em bandeira vermelha preliminar | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prefeituras têm até a noite de domingo para recorrer

A bandeira preliminar da 14ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado indicou a região de Bagé, novamente, como área de alto risco de contaminação, ou seja, vermelha, com vigência de 11 a 17 de agosto. Esta é a terceira semana consecutiva que o mapa preliminar classifica a região 22, que designa Bagé e municípios dos arredores, em bandeira vermelha. Nas duas ocasiões anteriores, os recursos encaminhados pela Prefeitura de Bagé foram acolhidos e a classificação foi revertida, com os municípios voltando ao status de bandeira laranja, que indica risco médio.
Na tabulação dos dados da última semana, que elevaram a região novamente para um patamar de risco, a justificativa do estado é de que a região apresentou melhora em três indicadores que abrangem dados específicos da região. No entanto, a Macrorregião Sul apresentou piora em três indicadores, sendo um de Velocidade de Propagação e dois de Capacidade de Atendimento. Com isso, a média ponderada final ficou relativamente estável, mantendo-se na cor vermelha.
"Novamente fomos prejudicados em função da macrorregião. Bagé tem maior parte de seus leitos vazios, em torno de 80%. E do que está ocupado, mais da metade é por pessoas de fora. Achamos um absurdo, tanto que vamos recorrer, com a certeza que o município permanecerá na atividade com o bandeiramento laranja", avalia o prefeito de Bagé, Divaldo Lara.
Contudo, ainda que a Prefeitura de Bagé não consiga reverter o quadro, e a bandeira vermelha siga mantida, quatro municípios da região são passíveis de adotar bandeira laranja, totalizando 14,7% da população regional, já que cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.
Nesta semana, a classificação preliminar apontou 12 regiões em bandeira vermelha e nove regiões em bandeira laranja. Até domingo, 9, às 6h, municípios e associações regionais podem apresentar pedidos de reconsideração, que serão analisados para que as bandeiras definitivas sejam divulgadas na segunda-feira, 10.
Nesta rodada, o mapa passa a ter 21 regiões. Desmembrada de Porto Alegre, que já se encontrava há várias semanas sob a classificação de risco alto, a 21ª região Covid passou a vigorar na quinta-feira (6/8) e reúne os 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce, recebendo o nome de Guaíba.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br