MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Prefeitura de Bagé aponta melhora de pacientes para manutenção da região na bandeira laranja

Publicada em 09/08/2020
Prefeitura de Bagé aponta melhora de pacientes para manutenção da região na bandeira laranja | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Pela terceira vez, o município de Bagé, com o apoio de Lavras do Sul, Dom Pedrito e Aceguá, irá apresentar recurso ao Governo do Estado para se manter na bandeira laranja. A região foi inserida, no mapa preliminar da 14ª rodada do Distanciamento Controlado, sexta-feira, com bandeira vermelha, que representa risco alto para o contágio de covid-19. Entre os argumentos encaminhados pela Prefeitura ao Estado, para manutenção em médio risco, consta a melhora de 92% (522 pessoas) dos casos confirmados na região e o baixo número de óbitos (11).
De acordo com o assessor jurídico do gabinete do prefeito de Bagé, Álvaro Mata Lara, na semana que passou a região apresentou uma melhora nas internações, houve diminuição de casos confirmados e aumento no número de pessoas recuperadas. Eele argumenta que, dos 24 leitos UTI Covid da região, apenas três estão ocupados, totalizando cerca de 12%. Já nos leitos clínicos, que totalizam 148, o percentual de ocupação é de 7%. "Isso é um indicador de que a semana foi melhor", ressalta.
O assessor informa que, entre os motivos para a região entrar em bandeira vermelha, foi devido à situação da macrorregião que integra Pelotas - município que está com a capacidade de atendimento esgotada. Além disso, houve um pequeno aumento de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de sete para nove casos. "Os pacientes com a síndrome usam a mesma aparelhagem que os confirmados de Covid", informa.
Esta é a terceira semana consecutiva que o mapa preliminar classifica a região 22, que designa Bagé e municípios dos arredores, em bandeira vermelha. Nas duas ocasiões anteriores, os recursos encaminhados pela Prefeitura de Bagé foram acolhidos e a classificação foi revertida, com os municípios voltando ao status de bandeira laranja, que indica risco médio. Assim, a região nunca, de fato, figurou em definitivo na classificação de alto risco.
O recurso, segundo o assessor, já foi finalizado e protocolado no Gabinete de Crise do Estado, com a moção de apoio das prefeituras das cidades vizinhas. Candiota, que também integra a Região 22, segue acatando a bandeira vermelha e Hulha Negra não se manifestou até o momento.
A posição final do Estado deve ser apresentada na segunda-feira, a partir das 16h. Caso seja considerado o pedido apresentado pela região, ela retornará à bandeira laranja, o que determina o menor rigor nas atividades comerciais/industriais, entre outros, frente à pandemia de Covid-19.
Por outro lado, caso seja confirmada a situação de bandeira vermelha, haverá maior rigor e diversas atividades passarão a ser suspensas, principalmente no que se refere a limitação e fechamento de estabelecimentos da região

 

Galeria de Imagens
Leia também em Estado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br