MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Divisão de Acesso volta à pauta nesta terça-feira

Publicada em 11/08/2020
Divisão de Acesso volta à pauta nesta terça-feira | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Competição tem 17 datas a serem cumpridas

Para quem depende financeiramente da Divisão de Acesso para sobreviver, a indefinição da competição é mais preocupante do que o cancelamento em si. Paralisada desde a metade de março, por causa da pandemia, o destino da competição é um impasse. Algumas reuniões foram realizadas desde então. A última foi na quarta-feira passada, mas nenhuma delas foi suficiente. Nesta terça-feira, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) prevê uma nova rodada de discussão com os 16 clubes participantes. O horário será definido no próprio dia. A expectativa, portanto, é que saia alguma definição desse encontro.
Em termos financeiros, a Divisão de Acesso se tornou inviável para a maioria dos clubes. Por outro lado, jogadores pedem a retomada da competição, pois alguns sequer tiveram a Medida Provisória aplicada pelos clubes. Ou seja, estão desempregados e sem receber. Em razão disso, cobram uma resposta da FGF, visto que essa indefinição causa ainda mais preocupação.
No último encontro, dos 16 clubes, três manifestaram interesse em prosseguir com a competição: Inter de Santa Maria, Glória de Vacaria e Brasil de Farroupilha. Por mais que a maioria concorde com o cancelamento, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, afirma que é preciso unanimidade entre os times. E enquanto os interesses dos clubes não se alinham, a discussão se estende e, a cada semana, se torna ainda mais desgastante.
No entanto, esse impasse precisará ter um ponto final. Para que o calendário possa ser cumprido, Hocsman pontua que a data-limite para retorno da Divisão de Acesso é 20 de setembro. O cálculo leva em conta que são necessárias 17 datas (11 para a primeira fase e seis para os mata-matas). E ainda por cima, ele afirma que, em "hipótese alguma", o Acesso invadirá o calendário de 2021. Em todas as entrevistas, o presidente frisa que qualquer competição organizada pela FGF deve começar e terminar em 2020. Por conta disso, os clubes e FGF são obrigados a decidirem algo nos próximos dias.

Impasse com protocolos

Notadamente, os dirigentes estão preocupados com o fato de terem saúde financeira para cumprirem com os protocolos sanitários. Até porque, em caso de retomada, os jogos seriam com portões fechados. E a bilheteria é fonte fundamental de arrecadação para as equipes do interior.
Quanto aos testes para covid-19, há possibilidade da FGF bancar o custo. A ideia é que sejam aplicados exames de PCR, a cada duas rodadas, numa média de 35 pessoas por clube.
No entanto, os protocolos apontam a necessidade dois ônibus para viagens; restrições nas acomodações de atletas nos alojamentos, e claro, a liberação das prefeituras.
No Gauchão, a dificuldade foi enorme para realização de seis datas. Porém, na Divisão de Acesso são 17 datas e 15 cidades envolvidas. Por isso, se a competição, esses pontos precisam ser definidos o mais breve possível.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br