ANO: 26 | Nº: 6590
11/08/2020 Segurança

Operação Tropeiros da Lua Cheia é a nova frente contra o abigeato

Foto: Divulgação

A Polícia Civil, com apoio da Brigada Militar, deflagrou a operação Tropeiros da Lua Cheia em Cacequi. Na ação, um homem foi preso por abigeato e outros dois, considerados foragidos, são procurados.

A ação é fruto do trabalho de investigação da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab/Bagé), com o apoio da Delegacia de Polícia de Cacequi, que vem sendo desenvolvida desde 2019. O trabalho tem por objetivo cumprir três prisões preventivas de alguns dos principais suspeitos, assim como atender a mandados de busca e apreensão nas residências de oito investigados de integrarem organização criminosa especializada no furto de animais.

Conforme as investigações, os criminosos costumam realizar furtos na modalidade de carneada (animais abatido a campo) e também furtos de gado em pé (os animais são carregados vivos para outras áreas). Como são profundos conhecedores do interior do município de Cacequi, costumam utilizar as matas. A cavalo, percorrem extensas áreas rurais, muitas vezes cortando cercas em várias propriedades para tropear o gado furtado.

Os suspeitos, conforme a Polícia, também costumam andar armados. Consta que eles ameaçam produtores e trabalhadores rurais. Em um dos últimos crimes, na tentativa de garantir o êxito no furto de um animal bovino, desferiram vários tiros na direção de uma vítima que, sem saber, ao ouvir barulhos no campo, saiu para ver o que estava acontecendo. No dia seguinte, os policiais da Decrab identificaram postagens do líder do bando, nas redes sociais, fazendo ameaças.

A Polícia aponta que o bando, há muitos anos, é conhecido no município de Cacequi, por furtar gado em noites claras. Quando isso ocorre, os produtores sabem que alguém será vítima. Por essa razão, a operação foi batizada de "Tropeiros da Lua Cheia". Os fatos têm levado verdadeiro pânico aos produtores rurais de Cacequi, pois há muito tempo sofrem com tal situação. As ocorrências de abigeato, na cidade, mostram que ele é um dos municípios com maior índice de violência no campo da região. "Apenas nos últimos sete dias tivemos quatro crimes de abigeato noticiados, sendo que em todos os investigados figuram como principais suspeitos", mencionou nota da Polícia.

Conforme o Delegado André Mendes, titular da Decrab/Bagé, essa foi a terceira ação da Polícia Civil na região em uma semana. Outras duas atividades já haviam sido realizadas no município vizinho de São Vicente do Sul, onde nove animais bovinos furtados foram recuperados. A Decrab deverá fortalecer ainda mais suas atividades na região, visto que, para os policiais, a diminuição nos índices de abigeato em Cacequi é um objetivo para este ano ainda.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...