MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

COVID-19

Região tem recurso à bandeira vermelha acolhido pelo Gabinete de Crise

Publicada em 11/08/2020
Região tem recurso à bandeira vermelha acolhido pelo Gabinete de Crise | COVID-19 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Após ser classificada preliminarmente em bandeira vermelha pela terceira semana seguida, a região de Bagé conseguiu retornar ao status anterior, com indicativo de bandeira laranja, indicando risco médio de contaminação para Covid-19. A vigência dos protocolos desta 14ª rodada inicia hoje e se estende até a próxima segunda-feira, 17.
O governador, Eduardo Leite, anunciou o acolhimento do recurso pelo Gabinete de Crise em live realizada na tarde. Entre os fatores que possibilitaram o retorno da bandeira laranja, Leite apontou a diminuição do número de hospitalizações de 11 para 7 na região na última semana, a estabilização do número de óbitos e melhora do indicador que mede a proporção de casos ativos em relação casos recuperados, de 0.64 para 0.39. Também pesou na decisão do Gabinete de Crise o número de hospitalizações registradas para cada 100 mil habitantes, que na região é de 3.79, o que, segundo o governador, é um dos índices mais baixos do Estado.
Além disso, Leite apontou que os índices pessimistas da macrorregião Sul também foram agravantes na classificação preliminar. "A região de Bagé foi muito influenciada pela macrorregião Sul, por isso tinha sido puxada para a bandeira vermelha. Nós analisamos e entendemos que ela pode continuar em bandeira laranja", destacou.
Em live, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, se manifestou sobre o acolhimento do recurso e o retorno para a bandeira laranja. "Nossos indicadores vêm evoluindo positivamente semana a semana. Esse é um dos grandes motivos para a cidade ter retornado novamente à bandeira laranja (...) O número de contaminados vem diminuindo semana a semana. Chegamos nessa semana a uma marca de 92% de recuperados no municípios, apenas 7% de leitos ocupados. Precisamos continuar fazendo as mesmas ações, precisamos ter os mesmos cuidados e protocolos. Precisamos obedecer o que está servindo de proteção a todos os bajeenses, mas muito longe de ser tragédia, como está acontecendo em outras cidades, seja no aspecto da saúde ou econômico", sustentou.

Cenário estadual e mudança
Nove regiões permaneceram em bandeira vermelha no mapa definitivo da 14ª rodada, após a análise dos 25 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais. Assim, 12 regiões estão classificadas como bandeira laranja.
Durante a live, o governador também explicou como deve funcionar a gestão compartilhada do modelo de Distanciamento Controlado entre o Estado e os municípios prefeitura, que deve entrar em vigor nesta semana. A partir deste modelo, as regiões poderão criar protocolos específicos para as bandeiras. Desta forma, as restrições serão mais flexíveis, conforme as necessidades observadas pelos respectivos prefeitos. Contudo, as ações não devem ser menos rígidos do que os protocolos da bandeira laranja.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br