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Empreendedor

Bolsa de Notícias

Publicada em 13/08/2020

Senai
O Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria chegou a 38 projetos aprovados para desenvolvimento, com o resultado do terceiro e último ciclo publicados na quarta-feira (12). As cinco novas propostas se juntam aos 33 que já haviam sido aprovados em fevereiro e maio. O Edital Gaúcho de Inovação, promovido pelo Sebrae, Sesi, Senai e IEL, com apoio da FIERGS e Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, promove a cultura da inovação e busca aumentar a competitividade da indústria gaúcha. A próxima edição do EGII será lançada em outubro. Neste terceiro ciclo, 24 ideias foram inscritas. Os cinco aprovados serão desenvolvidos pelos Institutos de Tecnologia em Mecatrônica (dois), IST Madeira e Mobiliário, IST Petróleo, Gás e Energia e IST Alimentos e Bebidas. Os demais projetos, que já estão em desenvolvimento, estão divididos ente o Centro de Inovação Sesi de Fatores Psicossociais (dois) e os Institutos Senai de Inovação Metalmecânica (dois), Engenharia de Polímeros (um) e os de Tecnologia em Mecatrônica (seis), Alimentos e Bebidas (cinco), Petróleo, Gás e Energia (cinco) e Couro e Meio Ambiente (três). Além dos recursos financeiros, o projeto aprovado tem acesso ao know how das instituições para o desenvolvimento da ideia e utilização dos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Senai e do Sesi. Também poderá participar de ação complementar do Sebrae com foco em empreendedorismo, modelagem de negócio e divulgação do produto, e do IEL, com foco na gestão da inovação e liderança da empresa. Os projetos deverão estar encerrados em janeiro de 2022.
Descomplica RS
Assinado pelo governador Eduardo Leite, o Decreto da Política de Relacionamento do Estado com o Usuário representa um marco regulatório da modernização da prestação dos serviços públicos no Estado. A publicação, elaborada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e Casa Civil, vai agilizar, simplificar e desburocratizar o atendimento a cidadãos e empreendedores na administração direta e indireta do Poder Executivo. O decreto faz parte do escopo do DescomplicaRS (www.descomplica.rs.gov.br), projeto que completa um ano de criação neste mês, e tem como premissa criar uma regra geral de conduta para uma prestação de serviço mais uniforme e transparente. Entre as novidades a serem implementadas a partir desta quinta-feira (13/8), com a publicação no Diário Oficial do Estado, estão a necessidade de informação apenas de CPF, em substituição a outros documentos, em atendimentos; a diretriz para o agente público de presunção de boa-fé do usuário; a emissão de documentos (CNH, RG e identidade funcional) preferencialmente em meio eletrônico; e a prestação digital de serviços em portal integrado com login único do cidadão. Outros destaques do novo decreto são a não exigência de cópia autenticada, certidão de nascimento, reconhecimento de firma, entre outros documentos, por parte de cidadãos e empreendedores nos atendimentos na esfera do Poder Executivo Estadual.

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