MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Decisão sobre Divisão de Acesso pode sair sexta-feira

Publicada em 13/08/2020
Decisão sobre Divisão de Acesso pode sair sexta-feira | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Competição precisa de 17 datas para ser finalizada

Se não houver novidades e apoio externo, tudo indica que a Divisão de Acesso seja cancelada. A decisão pode surgir em nova reunião, agendada para sexta-feira. O horário deve ser definido no próprio dia. Na terça-feira, Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e os 16 clubes participantes discutiram, durante à tarde. Entretanto, não chegaram a um consenso e pediram mais um prazo de 48 horas para tomada de decisão. A expectativa, portanto, é que saia alguma definição nesse encontro marcado para sexta-feira.
Na reunião que aconteceu terça-feira, 11 equipes enviaram à FGF um manifesto, apontando as dificuldades para arcar com os custos de uma eventual retomada da Divisão de Acesso. No entanto, cinco times não tiveram acesso ao material. Por conta disso, a FGF concedeu um prazo de 48 horas para que estas equipes visualizassem e, a partir disso, os 16 clubes chegarem num consenso, visto que o regulamento da competição prevê que qualquer decisão da Divisão de Acesso deve ter unanimidade. E isso vale, na prática, tanto para cancelamento quanto para retorno.
O conteúdo do manifesto não foi divulgado na íntegra. Contudo, o teor do texto traz questionamentos sobre de que forma os clubes conseguiriam cumprir os protocolos sanitários exigidos para retomada da competição. Ainda por cima, pede um auxílio financeiro à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

FGF propôs bancar exames

Na semana passada, vale lembrar, em videoconferência com os clubes, a FGF se propôs a bancar os exames para covid-19 dos elencos e demais profissionais envolvidos. Mas mesmo assim, os dirigentes enfatizam que não possuem respaldo financeiro para honrar os demais compromissos financeiros, ainda mais pelo fato de que os jogos teriam que ser com portões fechados. E, como todos sabem, a bilheteria é uma das principais fontes de renda para sobrevivência das equipes.
Notadamente, os dirigentes estão preocupados com o fato de terem saúde financeira para cumprirem com os protocolos sanitários. Até porque, em caso de retomada, os jogos seriam com portões fechados. E a bilheteria é fonte fundamental de arrecadação para as equipes do interior.

Aumento dos gastos e baixa arrecadação

Porém, os custos serão ainda maiores do que em dias normais. E, em contrapartida, com menor arrecadação. O aumento do gasto começa na logística em si, pelo fato do protocolo exigir a utilização de dois ônibus para viagens. Nos hotéis, os clubes estão acostumados a dividir jogadores em quartos. Devido às limitações dos serviços da rede hoteleira nas cidades, isso pode não ser possível. Então, o gasto aumenta ainda mais.
Também há fatores externos, e o principal deles é a liberação das prefeituras. Ao todo, são 15 cidades que contêm clubes envolvidos na Divisão de Acesso. E cada uma delas está submetida às decisões dos prefeitos, com aval do Ministério Público. E ainda não há garantias de que essas decisões serão flexíveis. No Gauchão, a dificuldade foi enorme para realização de seis datas. Porém, na Divisão de Acesso são 17 datas e 15 cidades envolvidas.
Mas ao mesmo tempo que os dirigentes afirmaram não possuírem poder financeiro para cumprir os protocolos, jogadores, funcionários e membros de comissões técnicas sofrem com essa espera. Então, mesmo que a decisão seja pelo cancelamento, eles cobram uma decisão da FGF. E a expectativa, mais uma vez, é que a decisão saia nesse novo encontro, agendado para sexta-feira.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br