MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Decrab indicia 10 pessoas por abigeato

Publicada em 13/08/2020
Decrab indicia 10 pessoas por abigeato | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Agentes da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé remeteram ao Judiciário o inquérito policial responsável pela maior apreensão de gado do ano no Estado, com 10 pessoas indiciadas por abigeato.
As investigações tiveram início no mês de dezembro de 2019, após um furto de 34 bovinos da raça Angus, animais rastreados, de uma propriedade rural localizada no interior de Aceguá. Várias ferramentas de investigações foram utilizadas pela Decrab durante esse período.
Meses depois, durante diligências, alguns brincos dos animais furtados foram encontrados pelos policiais em uma propriedade rural pertencente ao líder do grupo criminoso. Conforme o delegado André Mendes, os investigados omitiam ou inseriam dados falsos referente a lotação de gado junto à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, para poderem tirar guias de trânsito e movimentar animais furtados. Os documentos apontavam origem diferente ao verdadeiro local que os animais estavam.
A primeira fase da operação foi deflagrada na data de 30 de julho de 2020, quando foram cumpridas ordens judiciais, entre elas mandados de busca e apreensão em residências e propriedades rurais. Durante as diligências, os policiais apreenderam 732 animais bovinos e 80 ovinos, além de armas de fogo, munições, documentos e outros objetos que auxiliaram a conclusão das investigações. Dois investigados foram presos por força de prisão preventiva. Também cinco pessoas foram presas em flagrante, porém na sequência foram postas em liberdade pela Justiça.
Na quarta-feira, 12, outros dois investigados tiveram prisões preventivas decretadas pela Justiça. O fato se deu após a deflagração da segunda fase da operação, ocorrida no dia 11, quando os policiais identificaram 41 animais bovinos furtados, de pelo menos cinco vítimas diferentes, em áreas dos suspeitos.
Com a conclusão do inquérito policial, 10 pessoas estão sendo indiciadas por organização criminosa, abigeato, receptação de gado, posse e porte de arma de fogo, falsidade ideológica, crime ambiental e por suprimir e alterar, indevidamente, marca de gado em rebanho alheio.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br