MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Para Polo, status sanitário de zona livre de aftosa coloca Estado em outro patamar

Publicada em 13/08/2020
Para Polo, status sanitário de zona livre de aftosa coloca Estado em outro patamar | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Presidente da Assembleia Legistativa celebra reconhecimento do status sanitário de zona livre de aftosa sem vacinação

O Rio Grande do Sul foi reconhecido com o status sanitário de zona livre de aftosa sem vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Como o secretário estadual da Agricultura que solicitou à pasta as auditorias na estrutura e no sistema de defesa sanitária animal, o deputado Ernani Polo, do Progressistas, atual presidente da Assembleia Legislativa, celebrou a conquista. “Ver uma notícia dessas estampada nos jornais é ver um sonho transformado em realidade. O Rio Grande será elevado a outro patamar. Ganham os gaúchos”, afirmou o parlamentar, ontem, acrescentando que a alteração ajudará na conquista de novos mercados para a proteína animal gaúcha.
O reconhecimento consta da Instrução Normativa 52, assinada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na noite de terça-feira, 11, com validade a partir de 1º de setembro. A partir de agora, a mudança será comunicada à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que concede a certificação da evolução do status sanitário. O documento do Mapa também reconhece como áreas livres de vacinação os Estados do Acre, Paraná, Rondônia e regiões do Amazonas e de Mato Grosso.
Polo, que coordenou a Frente Parlamentar em Apoio à Evolução do Status Sanitário Animal do Rio Grande do Sul na Assembleia Legislativa, agradeceu o empenho da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do governador Eduardo Leite, do PSDB, e do atual secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, destacando a participação fundamental do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), presidido por Rogério Kerber, entidades, associações, federações e de todos que atuaram em consenso para o avanço do status sanitário. “Em nome deles, agradeço a todos que lutam juntos para dar continuidade ao trabalho de quase 20 anos e chegar a esse momento da conclusão de uma etapa primordial para o avanço do nosso status sanitário, que irá se consolidar com a confirmação da conquista pela Organização Mundial de Saúde Animal”, avalia.
O agradecimento foi estendido ao ex-governador José Ivo Sartori e ao ex-vice José Paulo Cairoli que, nas palavras de Polo, sempre deram “total e incondicional apoio nessa luta”, permitindo acenar ao Ministério da Agricultura a intenção do Rio Grande do Sul de avançar sobre a questão da vacinação contra a febre aftosa, que agora obtém o avanço do status sanitário. “Por isso, me sinto satisfeito e com a consciência do dever cumprido, reconhecendo que foi com trabalho e esforço coletivo de centenas de pessoas, que chegamos a essa grande conquista”, disse.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br