MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Instituto Cultural Padre Josimo organiza doações para comunidades quilombolas e indígenas da região

Publicada em 16/08/2020
Instituto Cultural Padre Josimo organiza doações para comunidades quilombolas e indígenas da região | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foram realizadas rodas de conversa sobre o Covid-19

O Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ), com sede em Candiota, está realizando, através de recursos da Pastoral da Terra e doações da comunidade, ações solidárias para a distribuição de alimentos, material de higiene, roupas e máscaras. A atividade alcança comunidades quilombolas e urbanas, aldeias indígenas nos municípios de Bagé, Aceguá e Pinheiro Machado. O objetivo da atividade, que contou com a presença do bispo Dom Cleonir Dalbosco, em Palmas, é fortalecer as ações de prevenção e combate à contaminação por Covid-19 em populações sob risco social.

O projeto está sendo coordenado pelos  freis Laércio da Luz e Wilson Zanatta, que integram o ICPJ. Zanatta conta que são realizadas várias ações diárias e, neste momento, foram assistidas os quilombos Tamanduá (12 famílias) e Lata (18 famílias) e a aldeia guarani da Mina (23 pessoas), em Aceguá, e o Quilombo das Palmas (28 famílias), em Bagé.  “Foram doadas 57 cestas básicas totalizando cerca de 1,5 mil quilos. A situação é muito difícil para estas comunidades”, relata.

Conforme Zanatta, a ação aconteceu entre 17 de julho e 4 de agosto, utilizando recursos mobilizados através da Comissão Pastoral da Terra e de doações de um casal de advogados, que foram investidos na compra de alimentos e materiais de higiene. Também se somaram doações de famílias organizadas na Rede de Comunidades Santo Isidoro Camponês, formada por assentados da reforma agrária dos municípios de Hulha Negra, Candiota e Aceguá, que reuniram roupas, cobertores, colchões, fogões e alimentos agroecológicos.

O frei ressalta que também foram encaminhadas doações para aldeias em outros locais do Estado. Nas cidades da região, foram atendidas famílias em situação de vulnerabilidade social e alimentar em Bagé e Pinheiro Machado, com a participação da Cáritas Diocesana. Todas as atividades aconteceram em locais combinados com antecedência, com público reduzido e sendo tomados todos os cuidados recomendados em virtude da pandemia.

Zanatta enfatiza que, antes da distribuição, foi feita uma roda de conversas e debatido sobre o momento sanitário brasileiro e sobre os cuidados básicos de higiene e saúde. Além disso, foi tratado sobre a importância de manter um equilíbrio mental e espiritual como forma de evitar outras doenças e de manter a imunidade. O frei relembrou que foi dado destaque para a necessidade de cultivar relações saudáveis em casa e com os membros da comunidade neste momento de isolamento social.

O ICPJ também inseriu na ação a distribuição de sabão medicinal, própolis e panfletos com orientações básicas sobre os cuidados necessários para o enfrentamento da pandemia.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br