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Estudante do Colégio Espírito Santo é pré-selecionado em projeto da Câmara dos Deputados

Publicada em 17/08/2020
Estudante do Colégio Espírito Santo é pré-selecionado em projeto da Câmara dos Deputados | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Tem estudante da região na disputa por uma das 78 vagas do programa Parlamento Jovem Brasileiro. Criado pela resolução número 12, de 2003, da Câmara dos Deputados, o programa une estudantes de diferentes realidades sociais e oferece a vivência real de atuação do Poder Legislativo. A ação é uma ferramenta pedagógica, com o objetivo de exercitar as habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum entre os jovens.
Nascido em Santana do Livramento, criado em Dom Pedrito até os 15 anos e atualmente estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Franciscano Espírito Santo, em Bagé, João Pedro de Oliveira Alves, 17 anos, foi um dos candidatos pré-selecionados.
O jovem conta que soube do programa através de uma amiga de Minas Gerais, Luísa Manoela, que, inclusive, o auxiliou durante todo o processo de candidatura, que envolve o desenvolvimento de uma proposta de solução para algum problema no formato de uma lei. Ele conta que decidiu participar por acreditar que a política deve ser algo próximo da população, compreendido por todos, e que a educação e aproximação dos jovens com o tema é base para um futuro melhor para o país. "Considero o engajamento na política e na democracia de importância crucial. Tinha uma ideia a ser comunicada e uma oportunidade disponível. Ficaria satisfeito se minha aprovação em nível estadual servir como motivação para que os colégios de Bagé busquem aproximar esse tipo de discussão e promover a participação em programas como o Parlamento Jovem Brasileiro", aponta.
Alves observa que o sistema educacional tem papel prioritário na democracia, por formar agentes sociais com senso crítico, conhecimento e consciência para guiar as decisões. Inclusive, aponta que a maior parte dos inscritos e aprovados do Parlamento Jovem são de institutos federais e escolas públicas, o que torna o acesso à cidadania democrático.
O projeto apresentado pelo estudante no processo de seleção foi de inclusão do pensamento científico como tema transversal da Educação - que consistem em objetivos gerais da educação, abordados por todos os componentes curriculares com temáticas como meio ambiente, relações de trabalho, ética, entre outros.
Questionado sobre o que projeta para o futuro, já que está em vias de terminar o Ensino Médio, o estudante revela que, por gostar do processo contínuo de aprendizado sobre variados assuntos, já chegou a pensar em cursar astrofísica. "Acabei, porém, sentindo vontade de trabalhar de forma a causar um impacto mais direto na sociedade. Quero contribuir na construção de um futuro melhor. Então, no momento, estou dividido entre as Ciências Ambientais ou algo na linha da Ciência Política ou da Economia. É bem amplo, eu sei, mas é porque tem muito trabalho a se fazer", pontua.
Além das atividades escolares, o estudante planeja, também, a criação de um grupo de trabalho ecológico, com o apoio da professora de Biologia, com a ideia de trazer a ciência ambiental e o desenvolvimento sustentável para mais perto da realidade da comunidade. Agora, durante a quarentena, o foco seria um estudo geral e da realidade de Bagé, identificando problemas e preparando ações para quando a situação estiver mais propícia. "Normalmente existe aquela imagem de algo distante e utópico, ou de que precisamos escolher entre preservação e progresso. Queria trabalhar para corrigir isso, e acho que trabalhar com a comunidade local, no nível da cidade, é uma boa forma. Estamos ainda bem no começo, então seria ótimo poder alcançar mais apoiadores", destaca.


Educação para democracia

O Parlamento Jovem Brasileiro é programa de Educação para democracia, que oferece, anualmente, a estudantes do ensino médio de todo o país, a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais. Os jovens selecionados ao final do processo tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O programa se propõe também a ser ferramenta pedagógica nas escolas, proporcionando discussão de temas como política, cidadania e participação popular. Na prática, enquanto os professores e estudantes se engajam no processo de elaboração de projetos de lei para o Parlamento Jovem Brasileiro, são criadas múltiplas oportunidades de reflexão em sala de aula. Os jovens podem aprender mais sobre sua realidade, com a busca de soluções para os problemas existentes e o entendimento das responsabilidades de governos, organizações e cidadãos.

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