MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Funcionários dos Correios deflagram greve por tempo indeterminado

Publicada em 18/08/2020
Funcionários dos Correios deflagram greve por tempo indeterminado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Agencia está aberta

Desde às 22h de segunda-feira, os funcionários dos Correios estão em greve geral por tempo indeterminado. A determinação foi retirada de assembleias realizadas em diferentes estados do país. A paralisação ocorre em protesto contra a retirada de direitos, a privatização da empresa e a ausência de medidas para proteger os empregados durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), de acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect).
Dos 36 sindicatos no país, apenas três ainda não deliberarem sobre a greve. No Rio Grande do Sul, as duas entidades o Sindicato dos Trabalhadores de Correios (Sintec-RS) e o sindicato de Santa Maria e região aderiram ao movimento.
Conforme o diretor do Sintect, da região sul, Emerson Saes, a categoria decidiu realizar greve devido a retirada a proposta da empresa que retirou 70 cláusulas do acordo coletivo dos trabalhadores. Ele explica que o acordo foi firmado em 2019 e teria validade por dois anos e a empresa solicitou na Justiça a revogação do prazo para um ano.
Sais salienta que a greve é em todo Brasil de forma unificada e é uma das maiores dos últimos anos. Em Bagé, grande parte dos trabalhadores aderiram ao movimento. Ele ressalta que ainda não contabilizou o número de funcionários parados porque muitos estão em licença devido à Covid-19.
Saes afirma que todas as conquistas da categoria nos últimos 30 anos estão sendo retiradas, como 30% do adicional de risco, vale-alimentação, licença-maternidade de 180 dias, auxílio-creche, indenização por morte e auxílio para filhos com necessidades especiais, além de pagamentos como adicional noturno e horas extras. “A empresa aproveitou o momento da pandemia proibindo o sindicato de entrar nas unidades. A retirada dos direitos é uma preparação para a privatização", afirma.


Revogação de acordo coletivo
Em nota, a Fentect afirma ter sido surpreendida com a revogação, a partir de 1º de agosto, do atual acordo coletivo, cuja vigência vai até 2021. Segundo a entidade, 70 cláusulas com direitos foram retiradas.
Sobre as ações da empresa para enfrentamento da pandemia, a federação relata que teve de acionar a Justiça para garantir aos empregados equipamentos de proteção individual, álcool em gel, testagem e afastamento daqueles integrantes de grupos de risco e dos que coabitam com crianças em idade escolar. A entidade afirma que se trata de estratégia para precarizar e privatizar a empresa.


Nota dos Correios
Os Correios informam, também através de nota, que a empresa possui Plano de Continuidade de Negócios, para continuar atendendo à população em qualquer situação adversa.
"No momento em que pessoas e empresas mais contam com seus serviços, os Correios têm conseguido responder à demanda, conciliando a segurança dos seus empregados com a manutenção das suas atividades comerciais, movimentando a economia nacional. Desde o início das negociações com as entidades sindicais, os Correios tiveram um objetivo primordial: cuidar da saúde financeira da empresa, a fim de retomar seu poder de investimento e sua estabilidade, para se proteger da crise financeira ocasionada pela pandemia. A diminuição de despesas prevista com as medidas de contenção em pauta é da ordem de R$ 600 milhões anuais. As reivindicações da Fentect, por sua vez, custariam aos cofres dos Correios quase R$ 1 bilhão no mesmo período, dez vezes o lucro obtido em 2019. Trata-se de uma proposta impossível de ser atendida", menciona a manifestação.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br