MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeituras podem comprar ônibus escolares pelo programa Caminho da Escola

Publicada em 18/08/2020

Com a volta às aulas presenciais ocorrendo em diversas regiões do país, o retorno dos alunos se tornou uma preocupação ainda maior para os pais e gestores públicos, que buscam soluções para que seja efetivo e evite a evasão escolar. Um projeto que pode ter um papel fundamental nessa retomada é o programa Caminho da Escola. As prefeituras ainda têm chance de comprar, este ano, ônibus escolares com financiamento do Governo Federal e benefícios fiscais, para beneficiar estudantes em áreas urbanas e rurais de todo o país.
A ação financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal, tem como objetivo renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes municipal, estadual e de educação pública básica, contribuindo com o desafio de minimizar os índices de evasão escolar. De acordo com um levantamento realizado órgão, a cada mil alunos, cinco deixaram de evadir das escolas graças à suficiência de veículos escolares.
No entanto, uma análise divulgada em 2019 pelo IBGE mostra que ações desse porte ainda precisam ser ampliadas para garantir a efetividade do programa. O estudo aponta que o Norte e Nordeste registram um índice de evasão escolar de 9,2%, enquanto o Sudeste está na marca dos 6% e a média nacional foi de 7,6%. O problema é ainda maior na Zona Rural, onde a taxa de evasão de estudantes chegou aos 11,5%, nas áreas urbanas o índice foi de 6%.
Diante da necessidade de simplificar o acesso às escolas e tornar o trajeto mais seguro, a Volare, pioneira no desenvolvimento de micro-ônibus voltados para o transporte escolar no país, disponibiliza dois modelos para o programa Caminho da Escola. Para as áreas urbanas, a opção é o Volare Access, desenvolvido com suspensão para garantir um rodar mais suave e piso baixo, com rampa de acesso para passageiros com mobilidade reduzida. Já o modelo Volare ORE 1 4x4 é adequado ao transporte de estudantes na zona rural, capaz de trafegar até mesmo em vias com condições precárias de trafegabilidade, pavimentadas ou não pavimentadas.
"Para nós, é muito importante fazer parte de um projeto desse porte. Acreditamos que garantir o acesso ao transporte gratuito dos estudantes pode fazer uma grande diferença no desenvolvimento socioeconômico de uma comunidade, pois mais de 70% dos estados brasileiros que aderiram ao programa registraram uma redução da desistência de alunos. Por isso atuamos em parceria com gestores públicos de todo o país para reforçar a importância dos investimentos nessa área da educação", pontua João Paulo Ledur, diretor do Negócio Volare e Neobus.
A Marcopolo, por meio de sua marca Volare, se habilitou na licitação a fornecer 1.200 veículos no programa, dos quais metade ainda estão disponíveis para compra. Mais informações podem ser obtidas pelo site da marca: http://www.volare.com.br/programa-caminho-da-escola .
O programa Caminho da Escola permite que a aquisição dos veículos seja realizada de três formas diferentes, de acordo com a realidade de cada município: por meio de assistência financeira do FNDE, com recursos próprios do município ou por uma linha de crédito do BNDES.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br