ANO: 26 | Nº: 6587
18/08/2020 Cidade

Secult prorroga prazo para cadastro da Lei Aldir Blanc

Foto: Tiago Rolim de Moura

Devido à dificuldade de alguns setores em realizar o cadastro para acesso de recursos da Lei Aldir Blanc e a necessidade de retirada das páginas oficiais devido ao período eleitoral que iniciou dia 15 de agosto, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) prorrogou o prazo de inscrições para o dia 20 de agosto.

Até segunda-feira, a pasta contabilizou 156 inscrições de realizadores culturais e 45 de empresas e instituições. O cadastro municipal de Cultura busca conhecer a realidade dos trabalhadores do setor na cidade. Essas informações servirão como base para programar a utilização dos recursos da Lei Emergencial.

Conforme o coordenador de projetos e chefe de gabinete da Secult, Neimar Rodrigues, a pasta está buscando uma forma de compartilhar o link de cadastro, já que a página da pasta foi desativada. Ele informou que, no setor de empresas e instituições, o maior número de inscrições foi na área tradicionalista. Já entre os profissionais culturais, a maior parte dos cadastros foi na área de música.

A Lei Aldir Blanc foi sancionada no dia 29 de junho, em homenagem ao artista que morreu, este ano, de Covid-19. A legislação destinará, ao todo, R$ 3 bilhões para os trabalhadores do setor em todo o país, para manutenção dos espaços culturais e outros instrumentos como editais, chamadas públicas e prêmios durante a pandemia de coronavírus. A legislação também prevê a destinação de benefícios emergenciais aos trabalhadores do setor cultural durante a pandemia do novo coronavírus, que se encontram impossibilitados de exercerem suas atividades. Para Bagé, foi destinado o valor total de R$ 850.240.

O atual cadastro serve como um mapeamento da quantidade de entidades, artistas e instituições dos mais variados segmentos. Através desse reconhecimento das necessidades, o comitê gestor da lei Aldir Blanc irá definir como será feito o investimento no município. 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...