MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Semana do Patrimônio Histórico conta com programação virtual

Publicada em 18/08/2020
Semana do Patrimônio Histórico conta com programação virtual | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Casa de Cultura Pedro Wayne foi a primeira homenageada da programação

A semana iniciou com o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado ontem, 17 de agosto. Para marcar a data, mesmo em meio à pandemia de covid-19, a Secretaria de Cultura e Turismo de Bagé organizou um cronograma de atividades on-line, que se estende até sexta-feira.
A secretária responsável pela pasta da Cultura e Turismo, Anacarla Oliveira, explica que a programação será destinada a homenagear o patrimônio histórico da cidade. Com esse objetivo, devem acontecer postagens diárias, às 10h, na página da Secretaria das redes sociais, com fotos e informações sobre prédios, locais ou personalidades que fazem parte da história da Rainha da Fronteira."A programação está linkada com a valorização do nosso patrimônio histórico turístico cultural, valorizando nosso patrimônio material e imaterial, nosso bioma pampa, artistas bajeenses, arquitetos e historiadores que valorizam nossas raízes", explica.
As postagens iniciaram ontem, com homenagem à Casa de Cultura Pedro Wayne. De acordo com o texto divulgado pela Secretaria, com informações do Inventário Cultural de Bagé, da pesquisadora Elizabeth Macedo de Fagundes, "a antiga Casa Vermelha, situada entre a 7 de Setembro esquina Gal. Netto, foi fundada em 1902. Em 1919, o prédio foi vendido ao Banco do Comércio. Na década de 20 o prédio foi demolido e construído com projeto de Henrique Tobal, o Banco Nacional do Comércio, inaugurado em 1929. Na década de 90, o prédio foi adquirido pelo município e abriga, no andar térreo, a Casa de Cultura Pedro Wayne (inaugurada em 1987), espaço aberto à produção artística e cultural".
A programação também prevê atividades on-line durante a tarde. Hoje, por exemplo, acontece uma live, às 15h, com a temática do patrimônio histórico. Outra live será realizada na quinta-feira, a partir das 15h, sobre a relação entre o turismo e patrimônio histórico.
A data foi criada a partir da criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão que tem como principal meta proteger e preservar os bens culturais do país, através da Lei nº 378, de 1937, no governo Getúlio Vargas. A data foi escolhida em razão do nascimento do historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969), primeiro presidente da instituição.

Novos Olhares
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp participou do projeto "Novos Olhares", organizado pela Associação Brasileira de Ensino de Escolas de Arquitetura (ABEA), onde foram classificados os melhores trabalhos sobre patrimônio histórico a serem divulgados no Instagram do Rio Capital Mundial da Arquitetura - UNESCO.UIA e no site da própria ABEA.
O júri foi composto por dois diretores experientes e criteriosos da ABEA, de São Paulo, e um diretor do Rio Grande do Sul. Foram classificados, entre quase 30 inscritos, quatro do Rio de Janeiro e cinco do Rio Grande do Sul, o que mostra a força da produção acadêmica dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado, incluindo o curso da Urcamp.
A proposta da Instituição de Ensino Superior foi demonstrar os produtos da disciplina de Maquete (ministrada pelo professor Marcelo David, com apoio da professora Fernanda Barasuol), do curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp, de Bagé, que consiste no desenvolvimento da maquete física de um exemplar de edificação de valor arquitetônico da cidade.
Conforme a acadêmica Caroline Farias Peraça, o "trabalho nos fez olhar para a Arquitetura preexistente com olhos mais gentis, observando os detalhes únicos de cada exemplar das mais variadas épocas que contam a história da nossa cidade. Poder representá-los em maquete é a forma de apresentar a beleza de nossas obras arquitetônicas não só para os bajeenses, mas para todos".

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br