MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

FestFronteira Literária - Edição Experience acontece no final de agosto através de lives

Publicada em 20/08/2020
FestFronteira Literária - Edição Experience acontece no final de agosto através de lives | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Programação completa e links para acesso estarão na página do evento no Facebook e no Instagram @festfronteira

O já tradicional festival literário que acontece, anualmente, em Bagé, e que já recebeu nomes como Gustavo Ávila, Luisa Geisler e Samir Machado de Machado em sua programação, acontecerá de forma on-line em 2020. O evento ocorre nos dias 25, 26 e 27 de agosto, sempre às 20h, no Youtube, no canal do escritor Rodrigo Tavares, e na página do Facebook do idealizador do festival.
O escritor aponta que o evento seguirá o mais próximo do original, tentando manter o tom descontraído das mesas, buscando aproximar o leitor do escritor nacional contemporâneo e sempre visando a formação de público. Justamente por isso, além da edição aberta ao público, tem acontecido edições exclusivas para professores, mediadas por Vera Medeiros, professora do curso de Letras da Unipampa.
O FestFronteira Literária foi idealizado pelo escritor Rodrigo Tavares e é organizado com a ajuda dos escritores Fernando Risch e José Francisco Botelho. Nesse ano, a programação buscou priorizar autores de outros estados, uma vez que, no evento presencial, que é totalmente independente, há grande dificuldade de trazê-los a Bagé, principalmente em razão dos custos envolvidos.
Tavares explica que, diferente dos anos anteriores, os temas desta edição foram escolhidos após a seleção dos escritores que comporiam a programação. "Dessa vez partiu para fazer curadoria para incluir autores de outros estados, que talvez não tivesse como trazer presencialmente para o FestFronteira, por ser um festival independente. Em conversa com esses autores, chegamos a mesas que seriam confortáveis para eles. Então, os temas deste ano foram escolhidos a partir dos convidados", resume.
A primeira noite trará como tema "Um retrato de Machado de Assis: entre ficção e história", com mediação de Gabriela Silva e participação de Roberta Flores Pedroso e José Almeida Júnior, autor do livro "O homem que odiava Machado de Assis" e vencedor do prêmio Sesc de Literatura. A intenção é conversar sobre fatos biográficos do maior escritor brasileiro, inclusive a questão racial, que permeia o debate atual, e de que forma isto influenciou em sua obra.
Já no dia 26, será a vez da professora Vera Medeiros mediar a conversa "Do Pampa ao Sertão", que será abordada pelos escritores José Francisco Botelho e Paulo Raviere. Tavares explica que a ideia da mesa é trazer representações da linguagem do interior na literatura brasileira contemporânea a partir de duas perspectivas que apesar de tão distantes, e, ao mesmo tempo, tão próximas, como o Pampa e o Sertão.
Na última noite, os escritores Ivandro Menezes, Débora Ferraz e Bruno Ribeiro, conversam sobre "Literatura e deslocamentos" e suas experiências pessoais sobre as influências dos deslocamentos e fronteiras na literatura de cada um.
Lembrando que, neste ano, as atividades do festival iniciaram em parceria com o projeto de extensão Confraria Poética, da Unipampa. Além das atividades exclusivas para professores, em outubro acontece a primeira edição argentina do festival, mediado por instituições de Buenos Aires. Todas as informações e links para acesso estarão na página do evento no Facebook e no Instagram @festfronteira.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br