MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Ministério da Saúde divulga empresa que vai construir Radioterapia em Bagé

Publicada em 21/08/2020
Ministério da Saúde divulga empresa que vai construir Radioterapia em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Unidade será construída em um terreno anexo à Santa Casa

O Ministério da Saúde divulgou, através de publicação oficial, o nome da empresa vencedora do certame para a construção da unidade de radioterapia que será construída em terreno anexo à Santa Casa de Caridade de Bagé. A Engemill, com sede em Brasília, apresentou a melhor proposta para a execução do projeto e instalação de equipamentos de infraestrutura, com fornecimento de material e mão de obra, chegando ao valor de R$ 7.648.490,00.
A licitação foi realizada através do regime diferenciado de contratação. O processo iniciou no dia 4 de novembro de 2019, com previsão de encerramento para o dia 27 do mesmo mês. Uma semana depois da abertura, a licitação foi suspensa e novamente lançada, com ajustes técnicos, seguindo exigências do Tribunal de Contas da União (TCU). O prazo para apresentação de propostas foi ampliado, mobilizando pelo menos três empresas que apresentaram projetos com valores inferiores ao estimado (R$ 8.051.042,21).
O prazo para execução das obras será de um ano, a contar da emissão da Ordem de Serviço do Ministério da Saúde e, portanto, a empresa contratada deverá dimensionar a equipe visando cumprir rigorosamente o cronograma físico-financeiro. O prazo de vigência do Termo de Contrato desta obra se inicia na data de sua assinatura e irá vigorar por 15 meses.
Desde que foi inaugurada a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em dezembro de 2010, uma expectativa passou a girar em torno da disponibilização do serviço de radioterapia em Bagé. A articulação, que iniciou ainda em 1999, ganhou corpo em 2012, quando um termo de adesão ao Plano de Expansão da Radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi formalizado.
A estrutura deve ser construída ao lado do prédio atual da Oncologia, onde hoje há um terreno baldio, e terá cerca de 800 metros quadrados. A obra, coordenada pelo Ministério da Saúde, vai abrigar serviço de Radioterapia na modalidade teleterapia. O aparelho trabalha com fótons e elétrons, que permitem tratar doenças profundas (em órgãos como pulmão e esôfago) e também superficiais, na pele e tecidos subcutâneos. O espaço deverá contar com equipamentos de alta tecnologia, sistemas de climatização, refrigeração da água, sistema elétrico diferenciado e maior espessura das paredes, além de contar com espaços de acessibilidade, visando o conforto dos pacientes.
A obra prevê um "bunker", um local totalmente adaptado e revestido com espessa estrutura para garantir a segurança na realização dos procedimentos.
Em junho deste ano, o Ministério da Saúde havia emitido duas notas técnicas de avaliação da documentação para habilitação ao processo de contratação de empresa especializada para construção das estruturas da radioterapia da Santa Casa de Caridade de Bagé.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br