MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

FGF cancela Divisão de Acesso de 2020

Publicada em 22/08/2020
FGF cancela Divisão de Acesso de 2020 | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bagé se posicionava contrário à retomada desde o início da pandemia

Após mais de cinco meses de reuniões, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) bateu o martelo. Em novo encontro com os 16 clubes participantes, na tarde de sexta-feira (21), foi definido o cancelamento da Divisão de Acesso de 2020. Com isso, a temporada do futebol bajeense está encerrada.
Nas últimas semanas, os bastidores já apontavam para um eventual cancelamento. Tanto que dos 16 clubes participantes, 12 deles já tinham se posicionado pelo encerramento. Antes dessa última reunião, quatro equipes ainda tentavam achar um jeito de jogar: Inter de Santa Maria, Glória de Vacaria, Brasil de Farroupilha e Guarany que, aliás, entregou um protocolo de treinamentos e a liberação da prefeitura. Porém, durante a conversa, somente o Glória manteve a posição de querer voltar a jogar. Assim, a votação foi 15 pelo cancelamento e um pela retomada. Vale lembrar que o Bagé já tinha se posicionado contrário à retomada desde que a competição foi paralisada.
A Divisão de Acesso teve apenas três rodadas realizadas. No entanto, na metade de março, em virtude da pandemia, foi interrompida. Para que fosse realizada, eram necessárias 17 datas (11 na primeira fase e seis nos mata-matas). E os clubes alegaram não possuir condições financeiras para atender os protocolos exigidos, ainda mais que as partidas aconteceriam com portões fechados. Sem a renda, a competição seria praticamente inviável.
Para cumprir com os protocolos havia uma série de exigências. No caso de viagens, as delegações teriam que ser distribuídas em dois ônibus. Em dias normais, já há dificuldades para custear um. Em hotéis, os atletas teriam que ficar separados em quartos, sendo que, em períodos normais, por razões de economia, até três jogadores por quarto costumam ser divididos. E também havia o impasse com as rodadas de testes de covid-19. Até houve uma sinalização por parte da FGF, de custear os exames. Contudo, ainda assim, o saldo seria pesado para os clubes, que não iriam dispor da bilheteria dos jogos, que é uma das principais fontes de receita. Isso sem falar da queda de arrecadação, também, com patrocinadores e associados, o que não é nenhuma novidade para ninguém.

Copinha dificilmente sairia

Sem a Divisão de Acesso no calendário, levantou-se a possibilidade da realização da Copinha, que englobaria, também, equipes do Gauchão e da Terceirona. E a premiação seria as vagas para a Copa do Brasil e Série D do Brasileirão de 2021. No entanto, a diretoria da FGF aponta que, no momento, é difícil tornar esta competição viável, em razão do quadro epidemiológico que envolve as cidades que possuem equipes profissionais. Então, dificilmente esses times voltarão a jogar em 2020.

Clubes podem ficar parados mais de um ano

Ainda não é oficial, porém, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, já cogitou realizar a Divisão de Acesso, em 2021, somente depois do Gauchão. Acontece que a série A do futebol gaúcho já começará atrasada, em março, pois o Brasileirão deste ano encerrará somente em fevereiro de 2021. E a ideia de Hocsman é fazer o Acesso após o término do Gauchão, que deve ser em maio.
Levando isso em conta, os 16 clubes do Acesso correm o risco de ficar mais de um ano parados, visto que a competição foi paralisada na metade de março deste ano, quando foi instaurada a pandemia. Com grandes possibilidades de receitas escassas, pouco se sabe como será o funcionamento e manutenção destes clubes daqui para frente.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br