MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Pré-candidato do PSB trabalha plataforma com foco no desenvolvimento sustentável

Publicada em 22/08/2020
Pré-candidato do PSB trabalha plataforma com foco no desenvolvimento sustentável | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Propostas apresentadas por Cougo incluem valorização dos servidores, escola de tempo integral e investimentos em infraestrutura

Pré-candidato pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) à Prefeitura de Bagé, o economista Ricardo Cougo, 57 anos, trabalha uma proposta de governo centrada em uma plataforma com foco no desenvolvimento econômico sustentável. “Um modelo de desenvolvimento que cuide do meio ambiente e gere oportunidades para as pessoas poderem ter qualidade de vida”, destaca.
Cougo tem 38 anos de experiência no serviço público, atuando há 33 anos como professor universitário, na Urcamp. O pré-candidato foi vereador por dois mandatos, assumindo a presidência da Câmara de Bagé, em 2007. O economista também atuou como secretário municipal de Esportes e Turismo. O PSB já disputou a Prefeitura de Bagé. No pleito de 2016, entretanto, integrou a coligação denominada 'Todos Pela Mudança', encabeçada pelo PTB, que elegeu o prefeito Divaldo Lara.
O partido, porém, deixou a base do governo, passando a integrar o Bloco de Oposição Municipal (BOM), ao lado do PT, do PSOL, da Rede e do PCdoB. Cougo explica que o PSB reavaliou o apoio ao projeto petebista por entender que não representou 'a mudança almejada'. “O partido viu que o processo, da forma como estava sendo conduzido, não teria um desfecho favorável à comunidade, e, efetivamente, se colocou contrário”, resume.


Bloco de Oposição
O PSB não é o primeiro partido do BOM a apresentar pré-candidatura ao Executivo bajeense. PT e PSOL também apresentaram nomes para a disputa eleitoral de novembro. Cougo percebe que o Bloco permanece atuante, inclusive, através das bancadas de vereadores no Legislativo, com três parlamentares, permitindo o diálogo entre as legendas. “A Câmara tem a responsabilidade de legislar e fiscalizar as ações do Executivo. O BOM está funcionando perfeitamente, neste sentido, cumprindo este importante papel, o que, efetivamente, faz com que as relações dos partidos sejam próximas”, salienta.
Cougo afirma, entretanto, que as conversas com lideranças de outros partidos fazem parte do que classifica como jogo político, reforçando a disposição do PSB para o diálogo com siglas do mesmo campo ideológico. “O PSB é um partido democrático, libertário e que tem trânsito com as demais agremiações de seu campo, bem como no campo do centro. Estamos abertos ao diálogo, mas para construir políticas que sejam para o bem da sociedade. Não queremos fazer nada de interesse pessoal ou meramente partidário”, garante.


Visão de desenvolvimento
O pré-candidato do PSB acredita que o futuro prefeito de Bagé deve enfrentar um desafio econômico, em um cenário criado a partir da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Como alternativa, Cougo propõe um modelo de desenvolvimento focado na sustentabilidade. “Estamos vivendo um momento extremamente complicado, que atinge o mundo inteiro. Os países que têm maior fragilidade econômica são mais afetados. É o caso do Brasil, e, de maneira muito especial, os nossos municípios. Vivemos num país que não consegue avançar numa política federalista, que priorize os municípios, por isso buscamos a sustentabilidade”, explica.
Cougo revela que a bandeira municipalista é uma pauta do PSB, partido que propõe, em âmbito nacional, um novo federalismo, onde as prioridades, tanto dos recursos da nação, como das políticas públicas, se voltem para as cidades. “É preciso gerar desenvolvimento econômico sustentável, cuidando do meio ambiente, mas criando oportunidades para as pessoas, em nível local. Isso inclui uma educação de qualidade, bom serviço de saúde, infraestrutura adequada no campo e na cidade, para que as nossas comunidades possam avançar em políticas públicas”, detalha.


Modelo de gestão
A redução dos cargos de confiança (CCs) é apontada como ação prioritária pelo pré-candidato do PSB ao Executivo bajeense. “O atual governo reduziu secretarias. Foi uma coisa boa. Mas implementou, na nossa visão, um número de CCs nunca antes visto na história do município. É um número impraticável. Não tem como fazer gestão dessa forma. Precisamos reduzir drasticamente”, projeta.
Cougo apresenta uma plataforma amparada nos princípios da administração, estabelecidos pela Constituição, elencando a legalidade, a moralidade, a impessoalidade, a publicidade, a eficiência e a economicidade como norteadores. “Os municípios vivem um cenário de carência de recursos. Certamente, no ano que vem, vamos ver o reflexo do momento que vivemos, quando estes princípios serão ainda mais fundamentais”, opina.
O pré-candidato menciona a política de acesso a recursos emergenciais, estabelecida pelo governo federal, para enfrentar a pandemia, como um desafio particular para o próximo gestor municipal. “Quando não tivermos mais essa ajuda, o município terá que se pautar pelos seus recursos próprios. Vamos viver, o ano que vem, com poucos recursos. Será preciso ajustar a máquina e, ao mesmo tempo, atender a sociedade”, avalia.

Funcionalismo
A valorização dos servidores é apontada pelo socialista como caminho 'para atender as demandas da sociedade'. “Precisamos cuidar do setor público, porque ele tem que ser aquele instrumento fomentador e mediador das relações da sociedade. Por isso, é preciso encontrar-se muito bem organizado. É preciso valorizar os servidores, porque a máquina pública depende deles para o funcionamento e para a própria consecução das políticas públicas necessárias à sociedade”, relaciona.
Cougo também defende uma revisão do estatuto dos funcionários públicos, estabelecido em 1984, reorganizando as carreiras. “É preciso mexer com as brutais diferenças que existem e estabelecer um parâmetro de Justiça. Como é que se faz isso? Não tem vara mágica. Nós precisamos conversar abertamente com todos setores da máquina pública, com os servidores e com sindicatos. Uma conversa franca, aberta e sincera, verificando as perspectivas e as possibilidades”, aponta.
O pré-candidato do PSB relaciona a perspectiva de valorização dos servidores ao que qualifica como redução do inchaço da máquina pública, em referência ao número de CCs. “É preciso rediscutir e organizar tudo. Isso é fundamental para que se valorize o servidor e se tenha continuidade no processo do serviço público, priorizando o servidor de carreira, e não inchando a máquina, com cargos de confiança desnecessários”, reforça.
A construção de um novo acordo, vislumbrando a manutenção do Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais de Bagé (Funpas), integra o planejamento do PSB. “Precisamos resolver todas as questões do funcionalismo. Um novo acordo (com o Funpas) precisa ser firmado e cumprido, para garantir o futuro dos servidores”, esclarece.


Saúde e educação
O programa do partido para a educação pressupõe o pagamento do piso do magistério como forma de valorização dos servidores. Cougo acredita que o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com mudanças aprovadas pelo Congresso Nacional, pode incrementar o orçamento dos municípios, viabilizando a política salarial, bem como o projeto da escola de tempo integral, defendido pelo PSB.
O pré-candidato defende um cronograma de implantação gradual do novo modelo de ensino. “Vislumbramos iniciar por uma escola, dentro do município, e ir avançando conforme as condições econômicas permitirem. A educação em tempo integral é fundamental para que nossos estudantes possam se qualificar. Estamos vivendo um tempo extremamente inovador e com uma transformação violenta no campo tecnológico. O conhecimento também flui e se altera rapidamente. As pessoas precisam ter muita qualificação para acompanhar o ritmo dessas transformações”, justifica.
A perspectiva de sustentabilidade, considerada fundamental pelo pré-candidato, tem um viés específico, atrelado à educação. “É um caminho importante para o modelo de desenvolvimento sustentável, para conectar a sociedade. É preciso um trabalho de educação amplo, a partir da escola, para que possamos agir no sentido de fazer as ações que possam tornar Bagé mais sustentável”, menciona.
Para a área da Saúde, Cougo defende o que qualifica como uma visão de saúde preventiva. “Precisamos reforçar os programas que já existem, no sentido de qualificar a Saúde da Família, avançando no terreno preventivo, com a criação de políticas que possam, efetivamente, atender à comunidade antes que a doença aconteça. Entendemos que a saúde preventiva é mais barata e permite uma ação muito mais eficaz na vida das pessoas”, argumenta.
O socialista menciona, ainda, como prioridade, o investimento em projetos de Saneamento Básico. “Vamos continuar estudando e vendo o que é que tem para executar e o que precisamos fazer para trazer recursos para ampliar os investimentos nesta área. O saneamento básico não melhora apenas a infraestrutura da cidade, mas contribui sobremaneira para melhorar a saúde das pessoas”, reconhece.

Barragem da Arvorezinha
A barragem da Arvorezinha é considerada estratégica para o projeto apresentado por Cougo. “Nos dá tranquilidade, do ponto de vista das perspectivas do próprio desenvolvimento econômico da cidade. É por isso que o PSB entende como prioridade”, garante.
Para o socialista, a obra da barragem deve representar um compromisso do município com a sociedade bajeense. “É uma demanda que deve ser tratada com muita responsabilidade, porque está atrelada à solução de um problema histórico. A alternativa para a disponibilidade de água é certamente a pauta prioritária do PSB”, reafirma.
E o pré-candidato não descarta o atuação Exército, articulada pela gestão petebista, para a execução do projeto. “Temos o maior respeito pelo Exército e ficaremos imensamente gratos em poder seguir tocando esse projeto com a participação do Exército”, pontua.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br