ANO: 26 | Nº: 6572

José Artur Maruri

josearturmaruri@hotmail.com
Colaborador da União Espírita Bajeense bagespirita.blogspot.com.br
22/08/2020 José Artur Maruri (Opinião)

Purificação íntima


"[...] Purificai vossas mãos, pecadores, e santificai vossos corações, homens dúbios." (Tiago 4:8)
O versículo acima foi extraído da Carta de Tiago a qual apresenta aspectos éticos e morais do Cristianismo recém nascido no seio do mundo conhecido até então.
E o que impressiona, diferentemente do que é propalado por alguns que se colocam contra o Cristo, é sua atemporalidade.
No entanto, os comentários nós deixaremos por conta do Espírito Emmanuel através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, os quais se encontram encartados na obra Caminho, Verdade e Vida.
"Cada homem tem a vida exterior conhecida e analisada pelos que o rodeiam, e a vida íntima da qual somente ele próprio poderá fornecer o testemunho.
O mundo interior é a fonte de todos os princípios bons ou maus e todas as expressões exteriores guardam aí os seus fundamentos.
Em regra geral, todos somos portadores de graves deficiências íntimas, necessitadas de retificação.
Mas o trabalho de purificar não é tão simples quanto parece.
Será muito fácil ao homem confessar a aceitação de verdades religiosas, operar a adesão verbal a ideologias edificantes... Outra coisa, porém, é realizar a obra da elevação de si mesmo, valendo-se da autodisciplina, da compreensão fraternal e do espírito de sacrifício.
O Apóstolo Tiago entendia perfeitamente a gravidade do assunto e aconselhava aos discípulos limpassem as mãos, isto é, retificassem as atividades do plano exterior, renovassem suas ações ao olhar de todos, apelando para que se efetuasse, igualmente, a purificação do sentimento, no recinto sagrado da consciência, apenas conhecido pelo aprendiz, na soledade indevassável de seus pensamentos. O companheiro valoroso do Cristo, contudo, não se esqueceu de afirmar que isso é trabalho para os de duplo ânimo, porque semelhante renovação jamais se fará tão somente à custa de palavras brilhantes."

(Referências Francisco Cândido Xavier. O Evangelho por Emmanuel – Comentários às Cartas Universais e ao Apocalipse. FEB Editora. p. 88).

José Artur M. Maruri dos Santos
Presidente do Conselho Regional Espírita da 6ª Região Federativa
josearturmaruri@hotmail.com

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...