MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cerca de 19 mil veículos emplacados em Bagé passarão a pagar IPVA com reforma tributária

Publicada em 26/08/2020
Cerca de 19 mil veículos emplacados em Bagé passarão a pagar IPVA com reforma tributária | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Somente na alteração dos critérios de isenção por idade da frota, o município passará a contar com cerca de 19 mil veículos, na faixa entre 20 e 39 anos, que passariam a pagar o IPVA, caso o projeto seja aprovado.

Uma das propostas que integram a Reforma Tributária do Estado, apresentada pelo governador Eduardo Leite, consiste no aumento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para compensar a diminuição das alíquotas, serão revistos critérios de isenções. Entre as mudanças está a data de fabricação dos veículos tributados. Hoje são isentos modelos com mais de 20 anos.
Com a nova proposta, a isenção será para veículos fabricados há mais de 40 anos. Além disso, o percentual que hoje é de 3% e passará para alíquota de 3,5% para automóveis e camionetas. Atualmente, Bagé conta com 36,1 mil veículos tributados, segundo estimativas da Receita Estadual, com base em informações do Departamento de transito do Rio Grande do Sul (Detran/RS). Somente na alteração dos critérios de isenção por idade da frota, o município passará a contar com cerca de 19 mil veículos, na faixa entre 20 e 39 anos, que passariam a pagar o IPVA, caso o projeto seja aprovado.
Segundo o governo do Estado, a receita bruta do IPVA, levando em consideração o ano de 2019, foi de R$ 3 bilhões. Do total da frota de 2019, estimada em 6.917.855 veículos, 54% são de veículos tributáveis e outros 46% de isentos. Com a mudança, 75% passarão a ser tributáveis e 25% isentos. O impacto total é de aumento de R$ 744 milhões na arrecadação, já a partir do ano que vem. Do total arrecadado com o tributo, metade é repassada de maneira automática às prefeituras, conforme o município de emplacamento.
Em relação à revisão da carga tributária, haverá alteração no desconto de Bom Motorista. A mudança nos percentuais segue um padrão. Quem tiver três anos sem infração passa de 15% para 5%; dois anos sem infração, de 10% para 3%; e, um ano sem infração, de 5% para 2%.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br