MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

COVID-19

Flexibilização em medidas de segurança pode ser revertida caso haja retorno de cenário de alerta

Publicada em 26/08/2020
Flexibilização em medidas de segurança pode ser revertida caso haja retorno de cenário de alerta | COVID-19 | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Flexibilização do decreto 165 foi anunciada no final da tarde de hoje

Em live no final da tarde desta quarta-feira, dia 26, o prefeito Divaldo Lara anunciou uma série de flexibilizações nas medidas de segurança em relação ao covid-19. O decreto 165 deve entrar em vigor a partir de amanhã.
Em relação aos servidores municipais acima de 60 anos, anunciou que devem permanecer em casa, sem prejuízo na remuneração, se não houver possibilidade de fazer home office. Também foi anunciada a retomada do passe livre para os idosos no transporte coletivo.
As agências bancárias tiveram ampliação de horário, funcionando das 10h às 15h, assim como também tiveram horário estendido as academias, com permissão para funcionar até às 22h30min. Os postos de gasolina também tiveram o horário de atendimento ampliado, de segunda a sábado até a meia-noite e aos domingos até as 22h.
A novidade também afeta bares, lanchonetes, restaurantes e pizzarias, que poderão funcionar até as 2h. O toque de recolher segue ativo entre as 2h e 6h, com intensificação da fiscalização neste período a fim de evitar aglomerações e quebra dos protocolos.
As viagens de turismo no município também foram autorizadas a serem retomadas com a metade da capacidade dos ônibus, com exigência de medição de temperatura antes do embarque e desembarque. Em caso de febre ou sintomas gripais, a pessoa deve ser imediatamente isolada. Nos próximos dias, deve ser anunciada, também, a flexibilização, mediante o cumprimento de protocolos, do funcionamento das quadras e arenas esportivas.
"Todas as atividades que funcionam com protocolos são seguras para o municípios de Bagé. Temos que dar apoio e nos solidarizar com quem precisa retornar ao trabalho com segurança. O que é regulado, funciona e não contamina ninguém porque é fiscalizado", destaca Lara.
De qualquer forma, a flexibilização das medidas está sujeita a alterações, caso a gestão registre elevação do registro de casos mais severos, que necessitem de hospitalização, na cidade. "Vamos continuar fazendo testes, isolando e se sentir que há elevação na ocupação de leitos, voltamos a restringir algumas atividades. Mas não creio que vá fazer Bagé perder o controle que tem hoje", completou.
Definição sobre as aulas deve ser feita na sexta-feira
Durante a live, o gestor se mostrou contra a retomada das aulas presenciais na rede pública neste ano. Contudo, o assunto está sendo tratado entre os gestores de todos os municípios da região, já que deve ser uma decisão em conjunto. A previsão é de que um anúncio definitivo sobre o assunto seja feito em live na sexta-feira.
Ainda dentro do tema educação, o prefeito anunciou que é favorável à retomada das atividades das escolas de educação infantil privadas com até 120 alunos, já que, neste caso, conforme ele, a decisão de encaminhar as crianças para a aula, ou não, é de inteira responsabilidade dos pais ou responsáveis, já que não há obrigatoriedade.
"Bagé tem os melhores indicadores contra o vírus, com o menor registro de óbitos, menor utilização de leitos (cerca de 15%) e respiradores. Esses indicadores mostram que estamos no caminho certo, com medidas corretas. A única coisa que poderia mudar o cenário de controle que temos hoje seria liberar 13 mil alunos para voltar às aulas na cidade. Isso poderia gerar uma nova e forte linha de contaminação", pondera.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br