MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Implementação da Guarda Municipal chega na fase final

Publicada em 27/08/2020

A tão aguardada instituição da Guarda Municipal está próxima de se tornar realidade. De acordo com o atual secretário municipal de Segurança e Mobilidade, José Carlos Nobre, os resultados dos testes psicotécnicos serão divulgados no dia 4 de setembro e, então, os candidatos serão convocados para realização de entrega de documentação de vida pregressa e realização do teste toxicológico.

Segundo Nobre, os candidatos que já sabem seus resultados podem realizar o exame toxicológico. “O exame é feito em Bagé, mas vai para fora da cidade para vir o resultado. Então, isso acaba demorando. Para agilizar, o candidato já pode fazer”, sugeriu.

Uma comissão com órgãos de segurança já foi montada, composta por representantes de diversos setores para investigação da documentação de vida pregressa, explica o secretário da SSM. “A Fundatec irá, em breve, estar publicando o calendário”, destacou.

O curso de preparação dos convocados será ministrado em Bagé, informa o secretário, e terá, como docentes, professores ligados as universidades da Rainha da Fronteira, valorizando os profissionais locais. “Teremos instrutores ligados a segurança pública, dos órgãos como Polícia Civil, Brigada Militar, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal”, complementou.

A capacitação para atuar na Guarda Municipal de Bagé terá 476 horas de aulas. “O local ainda não está definido, mas temos diversas possibilidades”, acrescentou Nobre.

Matriz Curricular Nacional

A Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais é mais ampla que um currículo ou conjunto de conteúdos de ensino, na medida em que valoriza a capacidade de utilização crítica e criativa dos conhecimentos, não se restringindo ao simples acúmulo de informações. Ao mesmo tempo, oportuniza o respeito às diversidades regionais, sociais, econômicas, culturais e políticas existentes no país, possibilitando a construção de referências nacionais que possam traduzir os “pontos comuns” que caracterizam a formação das Guardas Municipais nos diversos municípios brasileiros.

Se existem diferenças sociais e culturais, que determinam diferentes necessidades de aprendizagem, existe também o que é comum a todos. As Guardas Municipais de qualquer lugar do Brasil devem ter o direito e a possibilidade de aprender. A Matriz Curricular Nacional para a Formação de Guardas Municipais foi elaborada com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD / Brasil.

Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br