MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Cerca de 14 mil idosos voltam a usufruir da gratuidade no transporte público

Publicada em 28/08/2020
Cerca de 14 mil idosos voltam a usufruir da gratuidade no transporte público | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Veículos já disponibilizam álcool em gel e exigem uso de máscara

Uma das medidas adotadas para conter a pandemia, em março deste ano, em Bagé, e para manter os idosos em casa, foi a publicação do decreto 50,  que cancelou a gratuidade nos ônibus do transporte público para este grupo. Agora, a Prefeitura, ao flexibilizar restrições, definiu que o serviço que deve ser liberado nesta sexta-feira, pelas empresas concessionárias. Em Bagé, cerca de 14 mil idosos contam com o benefício de isenção.

Conforme o secretário de Segurança e Mobilidade, José Carlos Nobre, foi realizada uma reunião com as empresas e o sistema de gratuidade será otimizado até sexta-feira junto aos veículos. Ele informa que a medida é necessária para a retomada econômica no município e serão tomados todos os cuidados necessários para o transporte.

Nobre afirma que as empresas farão ajustes para que veículos que utilizarem o mesmo itinerário, façam intervalos diferentes para que os ônibus andem com o número permitido de passageiros, que é de 70% da capacidade máxima. “Às vezes, os horários coincidem e um sai lotado e o outro vazio”, comenta.

De acordo com projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população bajeense de idosos supera a casa dos 20,4 mil. O entendimento de que os idosos, que, em Bagé, representam 17% da população, são o 'público-alvo' da pandemia do coronavírus (Covid-19),  foi um dos motivos para a suspensão da gratuidade. A condição está associada ao enfraquecimento do sistema imunológico, que, juntamente com outros problemas de saúde, pode ser fatal.

Segundo a médica pneumologista e coordenadora do Centro de Operações de Emergência (COE) da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS), Flávia Marzola, para que os idosos voltem a circular nos ônibus é necessário que sejam mantidas as precauções, como a higienização das mãos e uso obrigatório de máscaras.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br