MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Vineyards solicita licença de operação para linhas de transmissão entre Candiota e Bagé

Publicada em 29/08/2020
Vineyards solicita licença de operação para linhas de transmissão entre Candiota e Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Expectativa é que a obra seja finalizada até o final de setembro


A empresa Vineyards Transmissão de Energia S.A. solicitou, à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam), a Licença de Operação (LO) para a Linha de Transmissão de 230 quilowatts, entre a subestação Bagé 2 e o complexo termelétrico de Candiota. A obra iniciou o ano passado e prevê a construção de 114,4 quilômetros de rede, a implantação de duas novas subestações e a expansão de quatro subestações nas regiões de Bagé e Lajeado, o que aumentará o suprimento de energia no Rio Grande do Sul.

De acordo com o gestor de convênios da Prefeitura de Candiota, Geferson Prediguer, a obra ainda está sendo executada pela empresa e estão sendo finalizadas as torres de transmissão e, posteriormente, serão implantados os cabos. A expectativa, segundo ele, é que a empresa finalize a obra até o final de setembro. A entrada em operação comercial está prevista para agosto de 2022.

O empreendimento, na região, terá cerca de 49 quilômetros de extensão, passando por Bagé, Hulha Negra e Candiota. O Vineyards é um dos 10 conquistados pela Sterlite Power em leilões públicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A linha de transmissão local integra um lote comercializado por R$ 34,5 milhões.

O projeto compreende as linhas de transmissão de Garibaldi a Lajeado, com 47 quilômetros, outra linha entre duas subestações de Lajeado, com 16,4 quilômetros, além das subestações Vinhedos e Lajeado 3 e do trecho de linha entre a subestação Vinhedos e o seccionamento da linha de transmissão Monte Claro - Garibaldi, com dois quilômetros.  Com isso, o empreendimento, com previsão de investimento de R$ 250 milhões, interliga, deve reforçar e aumentar a capacidade do Sistema Integrado Nacional.

Projeto Crescer

A obra que vai interligar o complexo de Candiota a Bagé foi ofertada, inicialmente, em 2013, mas não avançou. Em 2017, a linha de transmissão entrou no cronograma de obras do projeto Crescer, lançado pelo governo federal, quando foi arrematado pela empresa indiana. 

A estrutura que integra o planejamento do Ministério de Minas e Energia é considerada fundamental. A linha deve servir para evitar cortes de carga por subtensão, especialmente nos períodos entre novembro e março, e em situações de despacho reduzido nas centrais eólicas da Eletrosul, integradas à subestação de Cerro Chato, em Santana do Livramento.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br