MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Bombeiros terão acesso a sensor da Nasa para identificar incêndios

Publicada em 30/08/2020
Bombeiros terão acesso a sensor da Nasa para identificar incêndios | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dados recebidos por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente agora serão compartilhados com o Corpo de Bombeiros

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura disponibilizou ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul o acesso aos dados do sensor da Nasa (Modis Global Fires), usado para identificar focos de incêndio. A finalidade é reforçar o monitoramento ambiental em ações preventivas e operações planejadas.
Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel César Eduardo Bonfanti, a instituição tem procurado ferramentas que contribuam para o mapeamento de áreas com frequentes ocorrências de incêndio na vegetação. O monitoramento facilitará o planejamento logístico e de pessoal no atendimento a diferentes regiões do Estado.
“A integração (entre a Secretaria e o Corpo de Bombeiros) resulta na melhoria da qualidade do serviço público. Com atenção aos cuidados do ambiente, interligando tecnologias, ambos podem mapear detalhadamente áreas queimadas e a forma adequada de progressão nestes locais, aprimorando ações, principalmente em períodos de estiagem”, afirma.
O programa adotado pela Sema permite captar focos de calor a cada 48 horas, agregando maior controle com uma ferramenta de sensoriamento remoto, possibilitando análises periódicas de ações não autorizadas. Os dados gerados são recebidos e analisados por técnicos da secretaria e, agora, compartilhados também com o Corpo de Bombeiros.
“Nosso objetivo é somar forças entre órgãos e instituições, a fim de desenvolvermos a proteção ambiental do Rio Grande do Sul. Toda informação útil e compartilhável que possa fortalecer nosso sistema estará disponível. Ficamos satisfeitos com esta troca”, afirma o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br