MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Perfil com maior risco de morte por Covid-19 se confirma em Bagé

Maioria das mortes confirmadas por covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), acontece em pessoas acima dos 60 anos

Em 31/08/2020 às 08:27h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Perfil com maior risco de morte por Covid-19 se confirma em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

A maioria das mortes confirmadas por covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), acontece em pessoas acima dos 60 anos, com a maior taxa entre pessoas com mais de 80 anos, com problemas prévios de saúde, como hipertensão e diabetes. Diversos estudos já publicados sobre o assunto mostram que essas pessoas correm um risco maior de apresentar formas mais severas da doença.

Em Bagé, os fatores se confirmam entre as nove mortes anunciadas pelo município em decorrência do vírus - apenas uma não foi de idoso. Os registros indicam que foram cinco mulheres e quatro homens, todos com comorbidades. Somente uma das vitimas tinha menos de 50 anos. As demais, entre 60 e 90 anos. Nos homens, a média foi entre 70 e 90 anos.

A primeira morte registrada foi de uma mulher com 48 anos, que se tratava de um câncer no colo do útero. O óbito ocorreu no dia 8 julho, mas o diagnóstico positivo para o coronavírus foi anunciado dia 12 do mesmo mês. A Prefeitura não divulgou a linha de contágio.

Um idoso de 97 anos, aposentado, foi a segunda morte registrada. O homem era acamado e tinha comorbidades. O possível contágio se deu através de  familiares, que vieram de fora do município visitar. O óbito ocorreu no dia 21 de julho.

Após, uma idosa de 88 anos, que estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo, foi a terceiro óbito registrado em Bagé. A paciente já tinha sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e já estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo da Santa Casa de Caridade de Bagé.

Sem linha de contagio identificada, um andarilho, de 77 anos, com comorbidades, foi o quarto caso confirmado. O homem morreu no dia 22 de julho e, segundo informações da Prefeitura, ele vivia sempre em meio comunitário, não podendo assim ser definida a linha de contágio.

O quinto óbito foi de uma mulher de 66 anos, no dia 29 de julho. A paciente possuía comorbidades inclusive já havia sofrido um infarto. A vítima morreu em casa. Conforme a Secretaria de Saúde, ela se contaminou através de familiares.

Uma mulher de 90 anos foi o sexto óbito contabilizado em Bagé. A paciente tinha diabetes e estava internada na Santa Casa de Bagé desde o dia 24 de julho, com o insuficiência respiratória, que evoluiu para insuficiência renal. A morte ocorreu no dia 1º de agosto.

A sétima vitima foi registrada no dia 4 deste mês.  O paciente tinha 69 anos e era cardiopata e diabético, portanto, do grupo de risco da Covid-19. Ele teve o diagnóstico confirmado no último dia 30 de julho e foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo. Também idoso, outra vítima, de 84 anos, foi a óbito em 4 de agosto, sendo a oitava morte confirmada por covid-19 . O paciente, que fazia tratamento de câncer pulmonar há cerca de dez anos, tinha outras comorbidades, como pneumopatia crônica. O homem havia recebido familiares de fora do município - sendo a possível linha de contágio.

Por último, uma mulher, de 78 anos, morreu no dia 13 de agosto. A paciente chegou na UTI, já em estado grave, e resistiu por menos de 24h. Ela tinha várias comorbidades e não houve tempo de investigar a linha de contágio. Esta foi a última morte registrada, para Bagé, até o fechamento desta edição.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br