MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Coordenadoria de Saúde Mental prepara ações do Setembro Amarelo

Publicada em 02/09/2020
Coordenadoria de Saúde Mental prepara ações do Setembro Amarelo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Campanha nacional prevê atividades de conscientização sobre a prevenção do suicídio

 

Setembro marca a Campanha Nacional de Conscientização sobre a Prevenção do Suicídio. O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro. Este ano, em meio à pandemia da covid-19, as ações ainda estão sendo finalizadas, mas deverão ser organizadas de forma interna nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para pacientes e profissionais.

Conforme a coordenadora de Saúde Mental de Bagé, Carla Finger, a programação ainda não foi finalizada. Ela salienta que as atividades serão alinhadas com a equipe e ressalta que a maiorias das ações será interna por causa da pandemia. “Iremos colocar o banner alusivo a campanha e distribuir panfletos”, disse.

O Setembro Amarelo chama a atenção para os impactos na saúde física e mental da população e dá visibilidade à causa e alerta para a importância da prevenção que visa a conscientização e prevenção do suicídio. A campanha surgiu a partir da dor de uma família dos Estados Unidos que perdeu seu filho para o suicídio em 1994. Mike Emme era um jovem de 17 anos que tinha um grande talento para a mecânica – tanto que sua grande paixão era um Mustang 68 que ele havia restaurado e pintado de amarelo.

Sem que as pessoas mais próximas tivessem percebido qualquer sinal, Mike tirou sua própria vida dirigindo seu Mustang. Para homenageá-lo em seu funeral, seus amigos e familiares prepararam uma cesta com 500 cartões presos a fitas amarelas com mensagens de apoio para quem estivesse passando pela mesma situação que o rapaz.

Os cartões se espalharam pelo país e, em pouco tempo, a ideia se transformou em programa de prevenção ao suicídio liderado pelos pais de Mike, Dale e Darlene Emme. A campanha ficou conhecida como “yellow ribbon” (“fita amarela”).

Em 2003, a OMS adotou Setembro como o mês da prevenção ao suicídio, estabelecendo o dia 10 de setembro como Dia Mundial de Luta contra o Suicídio. No Brasil, desde 2014 instituições como o Centro de Valorização da Vida (CVV), a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) têm realizado ações de conscientização e prevenção desse problema. Assim, unindo-se o mês de combate ao suicídio escolhido pela OMS e a cor associada a Mike Emme, nascia o Setembro Amarelo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br