MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Operação Sicário cumpre cerca de 36 mandados de prisão preventiva

Publicada em 04/09/2020
Operação Sicário cumpre cerca de 36 mandados de prisão preventiva | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Trinta e seis mandados de prisão preventiva devem ser cumpridos ao longo do dia, em Dom Pedrito. A ação é coordenada pelo delegado André de Matos Mendes. Esta é a maior operação do Rio Grande do Sul, envolvendo 400 agentes.
A Delegacia de Polícia de Dom Pedrito deu início à investigação em outubro de 2019, com o objetivo de desmantelar uma associação criminosa ligada ao tráfico de drogas, instalada na cidade de Dom Pedrito. O trabalho apurou que a associação criminosa é comandada por um detento, oriundo da cidade de Dom Pedrito, atualmente recolhido à penitenciária de Charqueadas.
De acordo com as investigações, o líder da organização conta com um grande aparato financeiro, dezenas de associados e logística para comandar o grupo mesmo de dentro do cárcere. O grupo criminoso, com atuação disseminada por toda a cidade, atua principalmente no tráfico de drogas, mas também é investigado por planejar e executar crimes de roubo, praticados contra empresários locais (óticas, lotéricas e residências), com objetivo de angariar recursos de forma rápida, valores utilizados para capitalizar a associação.
O esquema criminoso conta com dezenas de vendedores de drogas, assim como indivíduos que auxiliam o líder criminoso no controle financeiro do tráfico, além do armazenamento, transporte e distribuição dos entorpecentes.
Dentre os gerentes do grupo está a companheira do líder da associação criminosa, que além de ser responsável por gerenciar recursos financeiros, através de movimentações bancárias, também participa ativamente na distribuição da droga e introdução de drogas no presídio de Dom Pedrito, onde o marido estava preso, anteriormente, e liderava uma das galerias.
Foram identificadas 24 contas bancárias, em instituições financeiras diversas, através das quais a associação realizava o recebimento e o pagamento dos valores referentes ao tráfico de drogas. A polícia representou pelo bloqueio judicial das contas, medida que será cumprida em concomitância às demais ordens judiciais.
Ao longo das investigações, foram realizadas prisões em flagrante, bem como foram cumpridas prisões preventivas, inclusive do líder da associação criminosa, além de apreensões de drogas, com o intuito de conferir materialidade delitiva e indícios de autoria aos delitos investigados, de modo que provas robustas foram juntadas aos autos.
No curso da investigação, nove pessoas já haviam sido presas. Hoje, um efetivo global de 400 policiais cumpre, na cidade de Dom Pedrito, um total de 64 mandados de busca e apreensão e 36 mandados de prisão preventiva, além dos 24 bloqueios de contas bancárias, ou seja, um total de 124 ordens judiciais.
A investigação recebeu o nome de “Operação Sicário” (sedento de sangue, sanguinário, cruel, assassino pago, malfeitor, facínora) em razão da frieza e facilidade com a qual o líder da associação criminosa ordenou o cometimento de crimes de homicídio, sempre em torno do tráfico de drogas, impondo medo na comunidade em que inseridos os investigados.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br