MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Escolas de Educação Infantil se preparam para retomada das aulas presenciais

Publicada em 05/09/2020
Escolas de Educação Infantil se preparam para retomada das aulas presenciais | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ambientes contam com sinalização de distanciamento entre as crianças

Enquanto aguardam a publicação do decreto estadual permitindo o retorno às aulas, as escolas particulares de Educação Infantil de Bagé estão em plena movimentação com os preparativos para receber os estudantes com segurança durante a pandemia de covid-19. A mobilização aumentou após a apresentação, na última terça-feira (1º), do cronograma de retomada das aulas pelo governo do Estado.
O novo cronograma foi montado após reunião do governador Eduardo Leite, com a equipe técnica do comitê científico e representantes da Famurs - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, prevendo a retomada pela Educação Infantil em 8 de setembro, seguido pelo Ensino Médio e Ensino Superior, em 21 de setembro, e o Ensino Fundamental, entre 28 de outubro (anos finais) e 12 de novembro (anos iniciais). Já o Ensino Médio da rede estadual deve retornar às aulas a partir de 13 de outubro, já que depende de tempo para aquisição de equipamentos de proteção e adaptações necessárias nos espaços. De qualquer forma, Leite afirmou que o cronograma é uma proposta, e que a decisão final caberá aos municípios.
Alguns dias antes, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, já havia anunciado que a rede municipal não retornaria nesse ano, mantendo as atividades remotas. Contudo, flexibilizou as medidas permitindo o retorno das escolas de Educação Infantil particulares, por terem menor fluxo de alunos e maiores condições de cumprir os protocolos de segurança adequadamente.
Como a decisão dos gestores do Estado e Município coincidiram neste ponto, algumas escolas já estão preparando a retomada das atividades para a Educação Infantil. É o caso da escola São Benedito. A diretora da instituição, Irmã Inês Sangalli, conta que, desde que as aulas presenciais foram suspensas, em março, a escola já começou a aquisição de equipamentos de segurança e preparação aos demais protocolos de segurança.
"Já temos todo o material necessário, conforme o protocolo exige: tapetes, álcool em gel, cartazes. Mas se os pais vão querer voltar é outra história. Poucos demonstraram interesse, até o momento. A maioria afirmou que só trará as crianças quando houver vacina", conta.
No momento, os funcionários da escola foram liberados de suas funções e estão em casa. Assim que o decreto do governador for emitido (até o final desta edição ainda não havia sido publicado no Diário Oficial do Estado), os funcionários retornarão para adequar o espaçamento entre as mesas, instalação de cartazes informativos e higienização do espaço.
O gestor de soluções educacionais da escola Educartte, professor Alisson Chagas, explica que a escola, com base na portaria emitida pelo município, criou um plano de contingência com uma série de protocolos. Por exemplo, os pais não terão mais acesso ao interior da escola, que será restrito apenas aos colaboradores (funcionários e professores) e crianças. Logo ao chegar, as crianças terão a temperatura medida e passarão pelo ambiente "sujo" - local onde deixarão os pertences (mochilas) e trocarão o calçado por outro, que será utilizado, exclusivamente, no ambiente limpo da escola. Além disso, desde o portão de entrada, há marcações para o distanciamento entre alunos. Os ambientes também obedecerão a uma capacidade máxima, de acordo com o tamanho da sala e da idade.
Crianças a partir dois anos vão usar máscaras durante todo o período, enquanto colaboradores e professores usarão uniforme especial, além da máscara e face shield - tudo trocado antes da entrada no ambiente limpo da escola, onde todos os ambientes, higienizados conforme o protocolo, contam com dispenseres de álcool em gel.
"A escola está aberta para os pais que necessitam do atendimento às crianças. Os pais que desejarem manter as crianças em casa, seguirão sendo assistidos pelo nosso programa de ensino remoto, com conteúdos exclusivos preparados pela equipe pedagógica", destaca.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br