ANO: 26 | Nº: 6588

José Carlos Teixeira Giorgis

jgiorgis@terra.com.br
Desembargador aposentado e escritor
05/09/2020 José Carlos Teixeira Giorgis (Opinião)

Uma leitura para a pandemia

O isolamento a que muitos estão submissos, além da introspecção espiritual, permite revelação de várias circunstâncias caseiras. Por exemplo, o profissional que agora utiliza o escritório no lar, descobre nele sinuosidades, livros em desuso, documentos superados, fotos de antepassados, enfim, lembranças sem significado. Nele desperta a acuidade para o valor de alguns trastes. Porque a coleção de canetas de viagens? Ou o Transglobe, 1966; um celular Nokia enorme; caixas de som nos cantos, sem receptores. E não se fique apenas nesta peça, pois atitude similar se estende à sala, aos quartos, outros compartimentos. Quero dizer: o vírus desperta um furor minimalista, uma forte vontade de desapego de roupas, sapatos rotos, instrumentos danificados, gravatas fora de moda, diários acadêmicos e toda sorte de objetos.
Numa destas escoimas há livro bem adequado ao momento: Viagem ao redor do meu quarto, de Xavier de Maistre. Seu irmão também é famoso, o filósofo e escritor Joseph de Maistre. Xavier, nascido na Savoia piemontesa, dela escapa por não aceitar a anexação francesa. Com vida guerreira na Itália e no Cáucaso, mora em Nápoles e São Petersburgo, onde falece. Foi um viajante contumaz, e como já disse alguém, embora todos os mundos que conheceu, debruça sua arte apenas no espaço de seu próprio quarto, o que faz com humor e graça.
Durante quarenta e dois dias – tempo em que esteve preso numa fortaleza italiana-, e com visão cinematográfica, percorre os meandros da peça, descrevendo seus recantos, mas não se tranquiliza exclusivamente nesta topografia, lembrando fatos, meditando, realizando catarse de sua vida com talento e criatividade. Críticos admitem, até, sua influência no Brás Cubas machadiano.
Outra peculiaridade do autor é que, embora se possa supor o fim de seu périplo, logo acresce outro de mesmo valor literário sob o nome de Expedição Noturna ao redor de meu quarto. Aí está uma boa leitura em tempos de pandemia.

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...