MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Nove escolas particulares de Educação Infantil retomaram atividades em Bagé

Publicada em 10/09/2020
Nove escolas particulares de Educação Infantil retomaram atividades em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Alunos e professores mantêm série de cuidados durante aulas

A partir da flexibilização contida nos Decreto Estadual 55.465 e Decreto Municipal 166,  as escolas de educação infantil particulares (EPEIs) tiveram a permissão para retomar as atividades presenciais na última terça-feira, dia 8. O retorno, entretanto, foi condicionado à apresentação do plano de contingência ao Comitê de Operações de Emergência relacionado à educação (COE-E Municipal), onde, após aprovação, é encaminhado, junto à Prefeitura, um Termo de Autorização de Reabertura.
De acordo com a representante do COE-E, Júlia Dutra, até a noite de terça, 26 instituições públicas e privadas já tiveram seus planos aprovados junto ao COE-E Municipal, entre elas escolas de cursos livres, técnicos, de nível superior, médio e fundamental. Somente de Educação Infantil particular, 18 instituições apresentaram a documentação e 12 delas já foram aprovadas. 
Segundo o secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Geraldo Gomes, até a manhã de quarta-feira, nove EPEIs retornaram às atividades, mas outras três também estão aptas. Além disso, sete instituições de cursos técnicos já estão com atividades presenciais para cursos livres ou estágios e atividades curriculares obrigatórias para conclusão de curso. "Por enquanto, a frequência é baixa. Por isso muitas escolas estão aptas a retornarem, mas não retornaram porque há pouca demanda ainda", esclarece.
Júlia explica que não há um prazo definido para que as instituições de ensino iniciem este processo. Já o comitê tem o prazo máximo de 10 dias úteis para dar retorno aos solicitantes, com a aprovação ou solicitação de adequações e estas têm o mesmo prazo para responder com as alterações necessárias. "Temos trabalhado para que as escolas tenham retorno na mesma semana que entram em contato e temos conseguido sucesso na maioria das solicitações. Além disso, a autonomia sobre o retorno está prevista nas portarias, cabendo aos pais optarem pelas atividades presenciais ou manter remotas", aponta ela.
O Plano de Contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da COVID-19 é um documento obrigatório a todas as instituições de ensino, regulares e livres, onde a instituição formaliza os protocolos e medidas de controle que serão tomados para um retorno as atividades com maior segurança possível. Este documento foi definido através da Portaria Conjunta SES/SEDUC/RS  Nº01/2020.
Importante destacar que as instituições  estaduais e federais não apresentam ao município o plano de contingência, e sim à Coordenadoria Regional de Saúde, que é responsável pelo COE-E Regional. 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br