MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Seminário virtual "Avaliação Institucional - O papel da CPA" acontece na próxima semana

Publicada em 12/09/2020
Seminário virtual

A próxima semana será dedicada a debater as oportunidades que a Urcamp dispõe para os processos de avaliações internas e externas. Promovido pela Comissão Própria de Avaliação, o seminário 'Avaliação Institucional - O papel da CPA' acontece de segunda a quarta-feira, em formato on-line, com painéis às 14h, transmitidos pela página oficial da Urcamp nas redes sociais, voltado à toda a comunidade acadêmica.
O encontro de abertura será apresentado pela reitora da Urcamp, professora Lia Maria Herzer Quintana. “Temos sido responsáveis por mudanças que vão de infraestrutura até novas metodologias de ensino, como a Graduação i, por exemplo. Ao longo desse processo sempre estivemos preocupados em saber se estas alterações estavam dando certo, como eram recebidas. Então, avaliar constantemente sempre é importante”, analisa a reitora. Já o presidente da CPA, Glauber Pereira, explica que o grupo é responsável por aplicar, semestralmente, questionários de avaliação da instituição junto à comunidade acadêmica, onde são analisados diversos itens, desde a qualidade do ensino e atuação dos docentes até a infraestrutura.
O resultado dos dados analisados servem como uma base real para as ações da gestão, a fim de desenvolver as potencialidades e aprimorar o desempenho dos cursos. "Toda instituição de ensino superior tem que ter um grupo independente para fazer pesquisas sobre as condições de funcionamento geral. Os resultados das avaliações são encaminhados para a gestão, em relatório, que irá nortear diretrizes de investimento e metodologia da instituição", explica ele.
Além das avaliações internas, a CPA também acompanha as avaliações externas, como as realizadas pelo Ministério da Educação. Ciente da importância das avaliações externas e dos reflexos consequentes delas, a comissão busca promover o conceito de avaliação como um pensamento permanente de professores, funcionários, de alunos e da gestão.
Ele conta que a ideia de realizar um seminário, a fim de disseminar a importância das avaliações, tornando o conceito mais permanente e usual, surgiu ainda no ano anterior. Com o novo cenário global trazido pela pandemia, de distanciamento social e atividades remotas, o evento foi confirmado para este mês, pautado, também, pelos reflexos que o novo momento deve trazer para a instituição. "Que a gente pense sempre que a nossa instituição vai ser valorizada pela qualidade do ensino que oferece, mas também valorizada pelas avaliações que a gente recebe. Então pensar em avaliação, como acontece, é saudável e ajuda a universidade estar sempre forte", destaca.
Assim, o primeiro painel, que acontece na segunda, dia 14, às 14h, aborda "A CPA e o processo de desenvolvimento institucional", ministrado pelo presidente da CPA da PUC-RS, Denizar da Silva Melo. Na terça, no mesmo horário, será exibida a live "A avaliação docente institucional como ferramenta para gestão de cursos superiores", a cargo da presidente da CPA da Unicruz-RS, Maria Cristina Schettert Moraes. A última atividade do seminário acontece na quarta, apresentada pelo vice-reitor da Urcamp, Fábio Paz, a pró-reitora, Virgínia Paiva Dreux, além de integrantes da CPA.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br