MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Retorno das atividades religiosas é marcado por cuidados e pequena movimentação

Publicada em 14/09/2020
Retorno das atividades religiosas é marcado por cuidados e pequena movimentação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
A cerimônia de celebração de 117 anos da igreja foi marcada por celebração online

Aprovado no final de agosto pelo Legislativo, o projeto de lei que classifica as atividades religiosas como essenciais não parece ter alterado muito a rotina das igrejas, até o momento. A lei, que teve proposição do vereador Edimar Fagundes, é válida para todas as religiões, sob a justificativa de que em momentos de pandemias e catástrofes, a realização de missas, cultos e assistência religiosa se mostram necessárias como fator de equilíbrio psicoemocional à população.
Na Igreja Episcopal Anglicana , coordenada pela reverenda Ana Maria Esvael Lopes, as atividades presenciais ainda não foram retomadas. Ela conta que a congregação decidiu manter as ações virtuais para garantir a segurança dos fieis, em sua maioria, do grupo de risco - idosos acima de 60 anos. "Como a pandemia ainda não está controlada, achamos essencial manter nossa gente em segurança. Temos feito orações da manhã e da noite, que postamos diariamente no Facebook e lives aos domingos pela manhã", conta.
A igreja disponibiliza a eucaristia por agendamento na Capela São Marcos, localizada na Avenida José do Patrocínio, 401, além do atendimento pastoral, que segue sendo realizado através do telefone e das redes sociais. "Para nós, o essencial é a vida e a segurança de nosso povo e de todos aqueles que procuram nossa Igreja para os sacramentos", afirma.
Pároco da Catedral, Padre Jair da Silva relatou que desde que a lei foi aprovada e as atividades na igreja foram retomadas, há pouco movimento, mesmo seguindo todas as orientações e protocolos de segurança. "Para nós desde que reabrimos não há muita diferença", garante.
Na paróquia São Judas, as atividades foram retomadas com os devidos cuidados e as celebrações são realizadas em locais diferentes para evitar aglomeração. Padre Júlio Cézar Ribeiro explica que, no momento, são celebradas missas em quatro comunidades, em dias e horários diferenciados. Além disso, o atendimento na secretaria paroquial, de segunda a sábado, foi retomado. E enquanto alguns segmentos da comunidade enfrentam dificuldades para voltar a trabalhar e manter o sustento, a paróquia assiste 19 famílias com doação de alimentos.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br