MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Processos de autoavaliação de Instituições de Ensino Superior são debatidos em live da Urcamp

Publicada em 15/09/2020
Processos de autoavaliação de Instituições de Ensino Superior são debatidos em live da Urcamp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
"A CPA tem a missão extra de responder todas as questões relacionadas à pandemia e à necessidade de informações", apontou Melo

Na tarde de segunda-feira, o primeiro encontro virtual do seminário "Avaliação institucional - o papel da CPA" reuniu a comunidade acadêmica da Urcamp, entre alunos, funcionários e professores, com um do nomes mais reconhecidos na área de autoavaliação das instituições de ensino superior: Denizar da Silva Melo.
Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da PUC-RS, Melo conversou com os integrantes da comissão da Urcamp, além de membros da comunidade acadêmica, explicando as etapas de avaliação institucional, as ferramentas para essa autoanálise e de que forma o processo impacta nas ações de planejamento das instituições de ensino superior.
Presidente da comissão na Urcamp, o professor Glauber Pereira foi o mediador do encontro virtual, coordenado por ele com o objetivo de valorizar e reconhecer a importância de manter as avaliações, principalmente em um período de constantes mudanças tecnológicas e de metodologia para atender uma nova demanda. "Estamos progredindo porque as mudanças continuam e, por isso, a avaliação também tem que continuar", destacou.
O mesmo foi destacado por Melo, que apresentou o modelo de autoavaliação utilizado pela PUC, frisando que é um processo em constante evolução. "A avaliação institucional não é um processo que está pronto. Ao contrário, é um processo em contínua construção, principalmente se considerarmos o momento atual, que nos coloca tantos desafios. A CPA tem a missão extra de responder todas as questões relacionadas à pandemia e à necessidade de informações", apontou.
Destaca, ainda, que o resultado das análises feitas pela CPA facilitam a compreensão das instituições de Ensino Superior dos caminho para o futuro, "como as coisas vão se estabelecer, e o que a gente precisa adaptar na instituição para que a avaliação siga crescendo".
A reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana, também participou do encontro virtual, abordando a importância da CPA e o papel dela enquanto ferramenta de evolução das instituições de ensino superior e de gestão "para avaliar os vários avanços, dosar o que é necessário e melhorar onde estamos bem e trabalhar isso na instituição com a visão da qualidade".
Além disso, a reitora pontuou o caráter prioritário que a comissão terá em um momento de adaptação pós-pandemia. "É a ferramenta que melhor vai nos auxiliar, retroalimentando a instituição com as avaliações", disse.
A programação do seminário prossegue hoje, no mesmo horário, com a live "A avaliação docente institucional como ferramenta para gestão de cursos superiores", a cargo da presidente da CPA da Unicruz-RS, Maria Cristina Schettert Moraes. Já amanhã, a atividade que encerra a programação será apresentada pelo vice-reitor da Urcamp, Fábio Paz, a pró-reitora, Virgínia Paiva Dreux, além de integrantes da CPA.
Importante destacar que as atividades ficarão disponíveis para exibição no canal @urcampoficial, no Youtube.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br