MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Daer simplifica renovação do cadastro de empresas de fretamento e turismo

Publicada em 17/09/2020
Daer simplifica renovação do cadastro de empresas de fretamento e turismo | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

As empresas de transporte intermunicipal na modalidade de fretamento e turismo começaram o mês com regras mais simples para a renovação do registro no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A autarquia, vinculada à Secretaria de Logística e Transportes do Estado (Selt), suspendeu temporariamente exigências que vinham dificultando o recadastro dos transportadores por causa dos efeitos da pandemia. Com a medida, as empresas não precisam mais atualizar a documentação de toda a frota para renovarem o registro. A suspensão desse item foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Tráfego do Daer.

"Diante deste momento delicado, o Estado tem priorizado ações para preservar a saúde da população, mas sem descuidar da atividade econômica", salienta o secretário Juvir Costella. "Por esse motivo, precisamos ter sensibilidade e adotar soluções criativas para garantir a sequência de serviços importantes à sociedade", completou.

De acordo com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, muitos transportadores têm enfrentado dificuldades para manter em dia a documentação de todos os veículos. “A partir de agora, se a frota contar com dez veículos e apenas dois estiverem com licenças atualizadas, estes poderão circular enquanto o restante permanece na garagem", exemplifica o dirigente. "Com a adaptação das regras à situação pela qual passamos, permitimos que as empresas continuem atuando e possam se recuperar financeiramente”, acrescenta.

A mudança altera as normas da Resolução 5295 de 2010, eliminando momentaneamente a necessidade de excluir do cadastro do Daer um veículo com problemas na documentação. “Essa era a única saída para a atualização do Recefitur [Registro Cadastral de Empresas Fretadoras e Turísticas Intermunicipais], mas o problema é que os interessados precisavam pagar pela retirada e, depois, pela reinclusão daquele item no sistema”, detalha o diretor de Transportes Rodoviários e presidente do Conselho de Tráfego do Daer, Lauro Hagemann. De acordo com ele, cada procedimento chega a aproximadamente R$ 120 por veículo.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br