MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Seminário destaca papel da CPA para avanços na Urcamp

Publicada em 17/09/2020
Seminário destaca papel da CPA para avanços na Urcamp | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Comissão existe desde 2004

Durante três dias, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Urcamp realizou o seminário virtual “Avaliação Institucional – o papel da CPA”. O último encontro foi realizado na tarde de quarta-feira (16) e teve como finalidade apresentar o valor do trabalho realizado, cujo propósito é apontar rumos de melhorias à instituição, sempre com base em evidências.

Dentro desse processo há pesquisas e aplicação de questionários junto a alunos, gestores, funcionários e professores. A legislação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – Sinaes - determina que as CPAs mantenham em dia avaliação docente e institucional de maneira regular, além de acompanhar e oferecer relatos sobre avaliações externas. A essa tarefa, a CPA somou aplicação de pesquisas sobre a satisfação de estudantes durante o período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do Novo Coronavírus. A Covid-19 obrigou instituições de ensino a manter suas atividades virtualmente, em regime de trabalho remoto e aulas virtualizadas. Mas com o tempo, a Urcamp passou a identificar estratégias para amenizar a situação e até utilizar o momento para inovar. E assim ocorreu o seminário, aberto a todos e com participação de todos os campi.

No primeiro dia, o seminário contou com participação de Denizar da Silva Melo, presidente da CPA da PUC-RS. Na oportunidade, Melo apresentou aos integrantes da comissão da Urcamp e da comunidade acadêmica a experiência de sua instituição sobre as etapas de avaliação institucional, as ferramentas para essa autoanálise e de que forma o processo impacta nas ações de planejamento das instituições de ensino superior.

O segundo dia teve como pauta "A avaliação docente institucional como ferramenta para gestão de cursos superiores", a cargo da presidente da CPA da Unicruz-RS, Maria Cristina Schettert Moraes. E ontem, a programação encerrou com um painel para o qual foram convidados o vice-reitor da Urcamp, Fábio Paz, e a pró-reitora, Virgínia Paiva Dreux, além de integrantes da CPA. Todos os vídeos do seminário ficarão disponíveis para exibição no canal @urcampoficial, no YouTube.

A importância do trabalho

Atualmente, a CPA tem como presidente Glauber Pereira. Também fazem parte Mônica Palomino, Vilmar Pina, Ana Carolina Zago, Cleia Siqueira, Ivens Vargas, Fernando de Menezes, Ana Paula Torres, Ricardo Barcellos, Tatiele Moreira e Elis Dias.

A CPA foi instituída, na Urcamp, em 2004. Com caráter autônomo e regimento próprio, a principal finalidade é contribuir, por meio de avaliação interna, para melhoria da instituição e a relação com funcionários, gestão, alunos e a comunidade. Além de funcionar como autoavaliação, ela também acompanha os processos de avaliação externa da instituição. A partir desse trabalho que as mudanças, metas e novos projetos passam a ser desenvolvidos.

Regido pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), o trabalho da CPA é dividido em 10 dimensões. Nesse processo são aplicados cinco eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão e infraestrutura.

Modificações na realidade do aluno

Vice-reitor, Fábio Paz aponta que, a partir do trabalho de aplicação dos questionários realizado pela CPA e, consequentemente, pelo contato com o aluno, a instituição consegue traçar metas mais precisas sobre o que melhorar. Nesse sentido, cita como o exemplo à evolução do Portal do Aluno e da internet no ambiente da instituição. “Isso nos deixa feliz, por isso, continue nos avaliando. Isso permite que possamos sempre melhorar em nossa oferta de serviços, mas, também, para manter elevada a avaliação externa. Os alunos vivem a rotina diária da instituição, por isso responder esses questionários é muito importante”, destaca.

Engajamento com estudantes

Pró-reitora de Ensino, Virginia Dreux também é enfática ao destacar o papel da CPA para que a Urcamp passasse por uma série de avanços nos últimos anos. “Essas melhorias tiveram engajamento a partir das avaliações. Já participei da CPA e sei da sua importância. Ela elabora instrumentos e questões que são revistas semestralmente, anualmente. Não é um trabalho fácil”, destaca. Para Virginia, os últimos bons resultados das avaliações externas se devem às evidências que sustentam o trabalho realizado. “Os avaliadores vieram e enxergaram o que estava acontecendo. Usamos a Graduação I como um marco na Urcamp, mas também há destaques para melhorias no sistema, Portal do Aluno, o Cômpeto. Antes, chegava numa mesa e tinha pilhas de processo para despachar, e o aluno passava por uma burocracia grande. Então, esse feedback é muito importante para oportunizar mudanças positivas”, aponta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br