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Séries iniciais se destacam na avaliação do Ideb de escolas públicas de Bagé e Hulha Negra

Publicada em 17/09/2020
Séries iniciais se destacam na avaliação do Ideb de escolas públicas de Bagé e Hulha Negra | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Anos iniciais do Ensino Fundamental obtiveram melhores índices na região

A divulgação dos resultados da última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na terça-feira, dia 15, mostrou que os primeiros Anos do Ensino Fundamental, nas escolas públicas da região, se destacaram em relação aos anos anteriores. Contudo, o resultado obtido ainda aponta que, em algumas situações, os índices vão decrescendo à medida que os estudantes avançam em escolaridade.
O índice avalia o desenvolvimento da educação básica brasileira, com objetivo de atingir a mesma média de conteúdo de alunos de países desenvolvidos (OCDE). Em uma escala de zero a 10, a meta é chegar a 6 na média geral, tanto em escolas públicas quanto particulares.
Para a avaliação, foram considerados estudantes do 4ª série (5º ano) e da 8ª série (9º ano) do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio da rede pública, considerando instituições das esferas de ensino estadual, municipal e federal.
Em Bagé, a média alcançada nos anos iniciais do Ensino Infantil tem sido superior a projeção desde 2007. Na última avaliação, em 2019, alcançou resultado de 5.8, acima da média projetada de 5.5.
Já em relação aos anos finais do Ensino Fundamental, o resultado foi inferior ao projetado e tem se mantido assim desde 2007. Enquanto era aguardada média de 5.1, o índice registrado foi de 4.5 em 2019. A avaliação anterior também já havia indicado uma queda no índice em comparação com a média projetada para aquele ano.
Já o resultado da avaliação do Ensino Médio, cujo índice projetado era de 3.5, não teve o resultado do Ideb observado divulgado. Isto porque o número de participantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica foi insuficiente.
Região
Hulha Negra também apresentou índices positivos para os anos iniciais do Ensino Fundamental, mantendo média acima da projeção nas últimas duas avaliações. Com previsão de atingir 5.5 de índice em 2019, o número obtido foi ligeiramente superior, chegando a 5.6. Já para os anos finais, o resultado não permanece acima do esperado desde 2013. A média projetada para 2019 era de 4.8 e o município, através das instituições da rede pública da educação, atingiu 4.4. O Ideb observado para o Ensino Médio não foi informado.
Em Aceguá, a meta projetada era de 6.0 para estudantes da 4ª série, enquanto o Ideb observado foi de 5.7. Os anos finais do Ensino Fundamental também apresentaram uma ligeira redução entre meta projetada, de 5.2, e o índice observado, 5.1. O índice observado para o Ensino Médio não foi informado.
Já em Candiota, o índice observado é inferior ao projetado desde a avaliação de 2015 para os anos iniciais do Ensino Fundamental. No ano passado, a meta era atingir 5.6, mas foi registrado o índice de 5.1. Nos anos finais do Ensino Fundamental também houve decréscimo, com média de 4.5, enquanto a projeção era de 5.0. Contudo, os índices do Ensino Médio apresentaram aumento em relação à projeção, de 3.2, ficando em 3.7.
De forma geral, o Estado não atingiu as metas, permanecendo abaixo da projeção, pela segunda avaliação seguida, nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio.

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