MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Padres de Bagé assinam carta enviada ao Papa com pedido para revisão na maneira de escolha dos bispos

Publicada em 18/09/2020
Padres de Bagé assinam carta enviada ao Papa com pedido para revisão na maneira de escolha dos bispos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Francisco agradeceu aos sacerdotes

Numa breve mensagem, escrita a punho, com data de 9 de setembro, o Papa Francisco respondeu  à carta enviada pelos Padres e Bispos da Caminhada, grupo de religiosos brasileiros que compões a Igreja Católica enviada em 19 de junho de 2020, durante a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia de Oração Pela Santificação do Clero. A carta, assinada por 83 padres, do clero secular e religiosos, e cinco bispos, refletia sobre o racismo, uma situação presente no Brasil, o segundo país com maior população negra do mundo, com 110 milhões de afro-brasileiros.Entre os integrantes do grupo Caminhada, alguns padres que compõe a Diocese de Bagé.

Conforme o padre Alex Kloppenburg, um dos religiosos da diocese a assinar carta, a discussão surgiu diante do crescente racismo no mundo, pela situação da morte do Jorge Floyd, nos Estados Unidos. Ele salienta que, a partir desse fato, a discussão foi trazida para dentro da igreja. “Devemos olhar também para nós e nos darmos conta que ainda temos um longo caminho a percorrer. Não queremos olhar só para fora da Igreja, mas também para dentro dela”, disse.

O religioso comenta que é uma discussão que há tempos fazemos, internamente, na Igreja. Kloppenburg ressalta que o Papa Francisco está chamando isso de sinodalidade, isto significa que é dever da igreja caminhar junto. Além disso, e  inspirados no Concílio Vaticano II, que propõe uma volta às fontes, também há uma reflexão sobre outras questões  como a escolha dos bispos, a diversidade na ordenação de homens casados (foi uma das propostas do recente Sínodo sobre a Pan-amazônia), a ordenação e participação das mulheres (o Papa Francisco instituiu um grupo para estudar a possibilidade da ordenação das mulheres ao diaconado), a participação dos leigos e leigas nas diversas instâncias da Igreja.  “São diversos temas que estão sempre em pauta”, frisa.

A  carta enviada ao Papa em 19 de junho denunciava que, nos seminários brasileiros, os seminaristas negros têm sido “caçoados, inferiorizados, ridicularizados, percorremos calados e engasgados o caminho formativo, temerosos de não sermos aceitos para as sagradas ordens”.

Junto com isso, a carta fazia um pedido ao Papa Francisco, para que ele “Chame nossos Pastores a uma sincera conversão!”, e também “Mude o modus operandi da Nunciatura Apostólica naquilo que tange a escolha dos Bispos. A Nunciatura age sem consultar devidamente as Igrejas locais, nem sequer o bispo a ser substituído por causa da idade, nem o Regional da CNBB ou a própria CNBB”. Os Padres da Caminhada dizem estar “cansados de diplomatas vaidosos e carreiristas, ansiosos por poder!”

Em suas palavras, os Padres e Bispos da Caminhada mostravam a necessidade de “Pastores que estejam afinados ao Evangelho”. Ao mesmo tempo, denunciavam o pouco número de bispos negros entre o episcopado brasileiro, que não responde à porcentagem da população e do número de padres negros entre o clero brasileiro, dentre eles “muitos padres, teólogos, mestres e doutores negros”

De acordo com Padre Alex, a sugestão do grupo é de que haja mais participação da comunidade e que tenha uma abertura maior na igreja. “Precisamos discutir o racismo e outros temas que são um reflexo da sociedade em todos os âmbitos. A discriminação é histórica, principalmente em relação à pobreza e classes sociais da sociedade”, pondera.

Resposta do Papa

Vaticano 09 de setembro de 2020

Queridos irmãos sacerdotes,

Hoje recebi a carta de vocês do passado 19 de junho trazida por Monsenhor  Michele di Tolve. Obrigado, obrigado por me escrever, e começar a carta com os versos de Castro Alves “Navio Negreiro”.

Tenho em conta o que vocês me dizem na carta, os acompanho e estou próximo de vocês. Falarei do assunto com o cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos. Entendo o que dizem sobre a Nunciatura e o modo de escolher os candidatos ao Episcopado. Agora irá um Núncio novo e também falarei com ele.

Obrigado pelo testemunho sacerdotal que dão. Rezo por vocês; por favor façam-no por mim. Que Jesus os abençoe, a Virgem Santa cuide de vocês.

Fraternalmente

Francisco

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br