ANO: 26 | Nº: 6590
19/09/2020 Fogo cruzado

Eleição de 2020 vai definir terceiro prefeito da história de Aceguá

Foto: Felipe Valduga

Apenas dois prefeitos (um do MDB e outro do PSDB) já governaram o município
Apenas dois prefeitos (um do MDB e outro do PSDB) já governaram o município

Cinco candidatos disputam a Prefeitura de Aceguá, em um pleito histórico para a cidade da fronteira com o Uruguai. O vencedor, em novembro de 2020, será o terceiro prefeito do município, que completa duas décadas de implantação no próximo ano.
Aceguá foi criado em 16 de abril de 1996. A implantação do município, porém, aconteceu em janeiro de 2001. Apenas dois prefeitos foram eleitos desde 2000: Julio Cezar Pintos, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e Gerhard Martens (Doutor Geraldo), pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Júlio Pintos, Doutor Geraldo e Glécio dos Santos Rodrigues, do PT, disputaram o primeiro pleito, em 2000, vencido pelo emedebista. O cenário de candidaturas se repetiu, em 2004, com nova vitória de Júlio. Em 2008, com a legislação vedando a disputa pela segunda reeleição, do candidato do MDB, Doutor Geraldo derrotou Rodrigues e garantiu seu primeiro mandato.
No pleito de 2012, Doutor Geraldo disputou a reeleição, mas perdeu o pleito para Júlio Pintos. Nas eleições de 2016, foi a vez de Júlio Pintos disputar a reeleição e perder o pleito para Doutor Geraldo. Na eleição, Danilo Pereira concorreu pelo Progressistas e Eraldo Seling pelo PT.
O pleito de 2020, além de contabilizar o maior número de candidaturas desde a primeira eleição municipal de Aceguá, também marca a estreia de três partidos na disputa pela Prefeitura. Será a primeira eleição da cidade sem candidaturas de Júlio Pintos e Doutor Geraldo. O tucano, aliás, é o primeiro prefeito de Aceguá a abrir mão da possibilidade de disputar a reeleição para o cargo.
O PSDB aprovou a candidatura do vereador Marcus Vinicius Godoy de Aguiar (Peti). O MDB homologou a candidatura do vereador Edmundo Pichler. O Democratas (DEM), que disputa a Prefeitura de Aceguá pela primeira vez, deliberou pela candidatura do produtor rural Willi Janzen. O Partido Social Democrático (PSD), outro estreante no pleito municipal, indicou o vereador Alfredo Castillos de Los Santos. O Partido Liberal (PL), que também concorre ao Executivo, homologou a candidatura de Fernandinho Teixeira.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...