Cidade
Mais de 360 selos de “Ambiente Limpo e Seguro” já foram disponibilizados pela Prefeitura
Após dois meses de lançamento, pela Prefeitura de Bagé, o “Selo de ambiente limpo e seguro” já foi disponibilizado para 367 empresas de Bagé, incluindo igrejas e templos religiosos. A certificação entrou em vigor através do Decreto 150/2020 e é fixada em estabelecimentos que cumprem à risca as determinações de combate ao coronavírus. O selo é concedido pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan).
Conforme o secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos, Franco Alves, até agora, a pasta recebeu 428 pedidos, sendo que o comércio foi o setor que mais solicitou o selo. Para que o estabelecimento receba a certificação, contudo, é necessário que cumpra 37 itens disponibilizados no decreto. A fiscalização é realizada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade e também conta com o auxilio da Brigada Militar, quando há qualquer situação de descumprimento das medidas adotadas.
Além do cumprimento exigências, o estabelecimento, para fazer jus ao Selo, deverá qualificar, no mínimo, um funcionário a cada 10 que possuir, junto ao minicurso “Agente Anti-Covid-19”, fornecido gratuitamente pelo Senac, com a devida certificação.
Todas as normas estão divulgadas no site da Prefeitura e, assim que a empresa entender que já está com todas regras cumpridas, deverá solicitar, através do e-mail geplan@bage.rs.gov.br, que uma equipe realizará a avaliação. Após a verificação do cumprimento dos requisitos, a Vigilância em Saúde do Município irá adesivar a entrada do estabelecimento com o referido Selo Ambiente Limpo e Seguro.