ANO: 26 | Nº: 6590
19/09/2020 Segurança

RS vai pleitear escola para formação e graduação de sargentos do Exército

Na manhã de sexta-feira, em visita do vice-chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, general Joarez Alves Pereira Junior, que está fazendo o levantamento dos possíveis locais pelo país para a instalação de uma escola para formação e graduação de sargentos, o governador Eduardo Leite confirmou o interesse do Estado em receber o novo empreendimento.  “Há forte interesse e disposição do Rio Grande do Sul, que é um Estado com históricos laços com as Forças Armadas, em receber essa nova escola. Contem conosco para o que precisarem para viabilizar o investimento aqui”, destacou o governador.
O objetivo do Exército é construir uma escola única, capaz de agregar a atual formação de sargentos feita de forma descentralizada em 16 diferentes locais do país, reunindo cerca de 2,2 mil alunos. O vice-chefe de Educação do Exército é quem está percorrendo as possíveis futuras sedes, entre elas Campinas (SP) e Três Corações (MG), por exemplo, para fazer levantamentos técnicos. É necessária uma área de 2 km² para a construção do prédio para as atividades teóricas próximo à área urbana do município e outros 50 km² em terreno anexo para as práticas ensino. O investimento é estimado em R$ 1 bilhão.
Segundo o general Joarez, nas próximas semanas deverão ser escolhidos os três locais que atendem a todos os pré-requisitos da escola para, depois, serem feitos projetos para cada área. Por fim, o governo federal tomará a decisão. Leite destacou que, em Santa Maria, há um terreno da própria União que atende às exigências e que pode receber a escola, além de o município ter uma boa infraestrutura para receber os militares e professores com suas famílias.
O presidente da Assembleia, deputado Ernani Polo, e o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, que já havia recebido o representante do Exército no município, reforçaram que a iniciativa tem total apoio do Legislativo e da Prefeitura. O comandante Militar do Sul, general Valério Stumpf, também participou da reunião, realizada no gabinete do governador no Palácio Piratini.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...