MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Lida campeira: o trabalhador do campo

Publicada em 24/09/2020
Lida campeira: o trabalhador do campo | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

por Katia Sillene da Silva
Acadêmica do curso de História da Urcamp

Segundo as canções "Lida Campeira" e "Do fundo da grota" de um grande cantor gaúcho, Baitaca, quando rompe a Estrela D'alva, o trabalhador sai cedo para começar o dia, ele enfrenta o frio, encilha o cavalo e sai para campeirar. O mesmo confere se está tudo em ordem, desde o alimento dos animais até a busca dos terneiros. Tudo isso tem horário, nada pode passar do tempo, faça chuva ou faça sol, eles fazem seu trabalho. Eles amam o que fazem.

Segundo Ruben Oliven (1991), tudo começou em meados do século XIX, quando não existia mais a figura marginal desse gaúcho do passado, gradativamente transformado em peão de estância. O homem criado no campo, que fazia toda a lida, começou a ser o verdadeiro significado de gaúcho. De acordo novamente com Oliven (1991), o campo passou por modernizações em meados de 1870, sendo muitos trabalhadores expulsos do seu lar. A figura do gaúcho foi quase extinta nessa época.

Este ofício passa de pai para filho e assim surgem novas gerações. O trabalhador do campo está em músicas, na literatura rio-grandense e em histórias de nossos antepassados. Ele deve ser valorizado e motivado todos os dias para não desaparecer.

Foi ao descobrir esse gaúcho gente, o peão rural, que a literatura gaúcha sulrio-grandense deu um salto de qualidade. Homem pobre do pampa, o proletário rural, o peão de estância já não podia ser mais o gaúcho ideal – bravo e valente, heróico e guerreiro, alegre e hospitaleiro, honrado e leal, macho e viril, livre e desprendido (SCHLEE, 2004, p.52).

Assim, nesse mês do gaúcho, queremos parabenizar esses trabalhadores e a todos que ajudam a preservar nossas raízes.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br