MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Projeto de futebol feminino Flamenguinho planeja novos rumos

Publicada em 24/09/2020
Projeto de futebol feminino Flamenguinho planeja novos rumos | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atividades, com atletas de sete a 17 anos, serão aos finais de semana

Aos poucos, o futebol feminino também vai começando a se reestruturar, após seis meses de atividades interrompidas pela pandemia. Em Bagé, há o projeto social Flamenguinho, idealizado pelo desportista Maicon Mello, que retornou no final de semana passado, com treinamentos na Arena Society Clube dos Presidentes e no ginásio Militão. Inclusive, já está agendado para o dia 4 de outubro um amistoso contra o projeto Anjos do Combate.
Com a viabilidade do retorno em 2020, a perspectiva é que o projeto alcance patamares maiores, a nível regional, para 2021.

A origem do trabalho

O Flamenguinho surgiu em 10 de março de 2017. Totalmente gratuito, o projeto contempla meninas dos sete aos 17 anos. As atividades iniciaram com cinco atletas; hoje, conta com aproximadamente 70 jogadores. “O objetivo do projeto é dedicar espaço para a prática do futebol feminino, resgatar meninas que já nascem com o dom e ensinar as que não nascem, mas têm vontade de aprender. Hoje, temos o exemplo da Duda, goleira que foi aprovada na Chapecoense, em Santa Catarina”, detalha.

Desde a criação, o Flamenguinho disputou uma competição oficial, em Lajeado. Na ocasião, conquistou o terceiro lugar, num torneio que participaram Internacional (A e B) e Malgi, de Pelotas, que possui tradição no futsal feminino do Rio Grande do Sul. O Flamenguinho também levou para casa o troféu de melhor goleira e de melhor defesa. Nessas três temporadas, o projeto também realizou amistosos de ida e volta com a Malgi e uma equipe de Seival, em Candiota.

Merece destaque, também, um torneio regional disputado em Piratini, no ano de 2018. O projeto competiu dentro da categoria sub-15, mas com uma mescla de jovens entre 11 e 13 anos. Mesmo assim, conseguiu o terceiro lugar dentro da competição.

Porém, logo no primeiro ano de criação, o projeto teve que lidar com dificuldades. “Devido ao incêndio em minha residência, na galeria Kalil, em 2017, perdi tudo, inclusive, o material do projeto. Por isso, ficamos seis parados, sem ter material para trabalhar. Com o tempo, fui comprando alguns materiais, e com ajuda de um amigo da loja AP Esportes, nos deram uma camiseta da Seleção Brasileira e fizemos uma rifa. Foi assim que compramos bola, cones e coletes para voltarmos com os treinamentos. Com muitas dificuldades, tivemos o apoio da escola Caic, com fornecimento do ginásio para retornarmos”, conta.

Depois, o Flamenguinho passou a treinar no ginásio da AAB e por algumas quadras da cidade, até conseguir, em 2019, a quadra externa do complexo Militão. E assim, o projeto foi se desenvolvendo, em meio aos treinamentos, amistosos e a competição oficial, que participou, em Lajeado.

Perspectivas para 2021

Em 2020, os planos foram interrompidos devido à pandemia. No entanto, a partir da retomada dos treinamentos, Mello ressalta que isso permite com que possa planejar os rumos para 2021. E isso inclusive participação em campeonatos estaduais, de futebol e/ou futsal, nas categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17.

Para viabilizar as ações do projeto, Maicon tenta viabilizar um novo fardamento. Para isso, está em busca de parceiros. A ação consiste em estampar a logomarca da empresa no fardamento. O valor da cota é R$ 100. De brinde, também será permitida a exposição de um banner na Arena Society Clube dos Presidentes até o final do ano.

Nesse retorno, as atletas do Flamenguinho também foram contempladas com uma série de vídeos de jogadoras famosas, como a atacante Ludmilla, da seleção brasileira e do Atlético de Madri; a zagueira do Inter, Bruna Benites, e jogadoras da seleção argentina. Também enviaram vídeos atletas do naipe masculino, como o atacante Michel Lugo, que atuou por sete anos em Hong Kong, e do lateral esquerdo Julinho, do Ituano (São Paulo). Ambos são bajeenses.

Os treinamentos serão aos sábados, das 10h às 13h, na Arena Society Clube dos Presidentes, e aos domingos, das 10h às 13h, no ginásio Militão.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br