ANO: 26 | Nº: 6590
24/09/2020 Esportes

Projeto de futebol feminino Flamenguinho planeja novos rumos

Foto: Divulgação

Atividades, com atletas de sete a 17 anos, serão aos finais de semana
Atividades, com atletas de sete a 17 anos, serão aos finais de semana

Aos poucos, o futebol feminino também vai começando a se reestruturar, após seis meses de atividades interrompidas pela pandemia. Em Bagé, há o projeto social Flamenguinho, idealizado pelo desportista Maicon Mello, que retornou no final de semana passado, com treinamentos na Arena Society Clube dos Presidentes e no ginásio Militão. Inclusive, já está agendado para o dia 4 de outubro um amistoso contra o projeto Anjos do Combate.
Com a viabilidade do retorno em 2020, a perspectiva é que o projeto alcance patamares maiores, a nível regional, para 2021.

A origem do trabalho

O Flamenguinho surgiu em 10 de março de 2017. Totalmente gratuito, o projeto contempla meninas dos sete aos 17 anos. As atividades iniciaram com cinco atletas; hoje, conta com aproximadamente 70 jogadores. “O objetivo do projeto é dedicar espaço para a prática do futebol feminino, resgatar meninas que já nascem com o dom e ensinar as que não nascem, mas têm vontade de aprender. Hoje, temos o exemplo da Duda, goleira que foi aprovada na Chapecoense, em Santa Catarina”, detalha.

Desde a criação, o Flamenguinho disputou uma competição oficial, em Lajeado. Na ocasião, conquistou o terceiro lugar, num torneio que participaram Internacional (A e B) e Malgi, de Pelotas, que possui tradição no futsal feminino do Rio Grande do Sul. O Flamenguinho também levou para casa o troféu de melhor goleira e de melhor defesa. Nessas três temporadas, o projeto também realizou amistosos de ida e volta com a Malgi e uma equipe de Seival, em Candiota.

Merece destaque, também, um torneio regional disputado em Piratini, no ano de 2018. O projeto competiu dentro da categoria sub-15, mas com uma mescla de jovens entre 11 e 13 anos. Mesmo assim, conseguiu o terceiro lugar dentro da competição.

Porém, logo no primeiro ano de criação, o projeto teve que lidar com dificuldades. “Devido ao incêndio em minha residência, na galeria Kalil, em 2017, perdi tudo, inclusive, o material do projeto. Por isso, ficamos seis parados, sem ter material para trabalhar. Com o tempo, fui comprando alguns materiais, e com ajuda de um amigo da loja AP Esportes, nos deram uma camiseta da Seleção Brasileira e fizemos uma rifa. Foi assim que compramos bola, cones e coletes para voltarmos com os treinamentos. Com muitas dificuldades, tivemos o apoio da escola Caic, com fornecimento do ginásio para retornarmos”, conta.

Depois, o Flamenguinho passou a treinar no ginásio da AAB e por algumas quadras da cidade, até conseguir, em 2019, a quadra externa do complexo Militão. E assim, o projeto foi se desenvolvendo, em meio aos treinamentos, amistosos e a competição oficial, que participou, em Lajeado.

Perspectivas para 2021

Em 2020, os planos foram interrompidos devido à pandemia. No entanto, a partir da retomada dos treinamentos, Mello ressalta que isso permite com que possa planejar os rumos para 2021. E isso inclusive participação em campeonatos estaduais, de futebol e/ou futsal, nas categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17.

Para viabilizar as ações do projeto, Maicon tenta viabilizar um novo fardamento. Para isso, está em busca de parceiros. A ação consiste em estampar a logomarca da empresa no fardamento. O valor da cota é R$ 100. De brinde, também será permitida a exposição de um banner na Arena Society Clube dos Presidentes até o final do ano.

Nesse retorno, as atletas do Flamenguinho também foram contempladas com uma série de vídeos de jogadoras famosas, como a atacante Ludmilla, da seleção brasileira e do Atlético de Madri; a zagueira do Inter, Bruna Benites, e jogadoras da seleção argentina. Também enviaram vídeos atletas do naipe masculino, como o atacante Michel Lugo, que atuou por sete anos em Hong Kong, e do lateral esquerdo Julinho, do Ituano (São Paulo). Ambos são bajeenses.

Os treinamentos serão aos sábados, das 10h às 13h, na Arena Society Clube dos Presidentes, e aos domingos, das 10h às 13h, no ginásio Militão.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...