MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Debate sobre destino do carnaval deve iniciar nesta semana

Publicada em 28/09/2020
Debate sobre destino do carnaval deve iniciar nesta semana | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Prefeitura e representantes de entidades carnavalescas devem agenda da festa popular

A incerteza que rondou os eventos que reúnem grande público neste ano, com consequente cancelamento de muitos deles, pode ser estendida para 2021, caso o cenário da pandemia não seja revertido em breve. A ausência de uma vacina e um tratamento específico para o novo coronavírus ainda desencoraja aglomerações a fim de evitar uma nova onda de contágios. E um dos eventos mais tradicionais do país, o Carnaval, deve ser diretamente afetado com estas medidas de segurança.
Uma das festas culturais mais conhecidas do Brasil, o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, que aconteceria em fevereiro, foi adiado. O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, deixou claro que o evento não foi suspenso, apenas postergado. No entanto, a entidade continuará monitorando a situação da pandemia e fará novas reuniões para definir o destino da festa popular em 2021.
A decisão referente a maior festa do segmento no Brasil deve lançar reflexos diretos nos demais eventos ao longo do território nacional, inclusive em Bagé, onde uma reunião, marcada para esta semana, deve abrir a pauta de discussões sobre o tema.
A secretária de Cultura e Turismo de Bagé, Anacarla Flores, destaca que todas as possibilidades da pauta estarão abertas para consideração, mas sempre levando em conta o cenário da pandemia. "Não temos certeza de quando grandes eventos poderão acontecer, mas se poderia começar a construir uma data alternativa", destaca.
Contudo, um entrave burocrático deve se projetar em primeiro plano, neste primeiro momento. Atualmente, existem duas associações carnavalescas em Bagé, a Associação Bajeense de Entidades Carnavalescas (ABEC) e a Associação de Escolas de Samba de Bagé (ACESB). Ambas estão sem diretoria ativa. Antes de definir o destino do carnaval, será necessário a definição de representantes do segmento, a fim de debater as possibilidades junto ao poder executivo. "Talvez uma solução futura, caso as associações não se regularizem, seria uma relação direta com as entidades carnavalescas ou através de uma produtora que encampasse o carnaval com apoio do poder público", explica a secretária.
Anacarla destaca, ainda, que, caso seja construído um cenário positivo para o próximo ano, um caminho viável para a realização do evento seria buscar apoio do governo do Estado via Lei de Incentivo a Cultura (LIC) e captação de recursos. "Mas para que isso aconteça, é necessária uma mobilização dos interessados para construção do projeto. O município aporta recursos via orçamento municipal , mas talvez não sejam suficientes", aponta.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br