MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Cercamento de área de pesquisa do IFSul é furtado

Publicada em 29/09/2020
Cercamento de área de pesquisa do IFSul é furtado | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Animais soltos no espaço comprometem pesquisas

Os casos de furto e vandalismo estão se tornando uma situação recorrente na área experimental do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), em Bagé. De acordo com a diretora do campus, Giulia Vieira, em maio de 2019, iniciou-se a utilização de uma área experimental, com 1,2 hectares, destinada à condução de experimentos e aulas práticas vinculadas aos cursos Técnico Integrado em Agropecuária e Engenharia Agronômica. Assim, foram instalados experimentos com as culturas da cevada, trigo, soja e mandioca, por meio de parcerias com instituições públicas e privadas.

Conforme relatado por Giulia, ao JM, a partir da implantação dos experimentos, porém, iniciaram os problemas, com animais sendo soltos na área, causando danos às plantas pela alimentação e pisoteio. Nesse mês de setembro, segundo ela, a situação se agravou, visto que ocorreu o furto de todo o cercamento da área (10 mourões, quase 20 tramas e em torno de 50 metros de arame), deixando a área susceptível à entrada de animais, além do prejuízos econômicos, impossibilitado a continuidade das atividades didáticos-experimentais, o que está tornando inviável também a obtenção de resultados científicos.

A diretora destaca que o registro dos furtos e danos foram registrados na Polícia Federal, pois trata-se de um órgão da União. “Lamentamos muito, como Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão, que todos os trabalhos que nós desenvolvemos são para a comunidade. Tudo que desenvolvemos ali é para promover o desenvolvimento de todas as pessoas, então ficamos muito desestimulados”, complementou ao lamentar o atual cenário.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br