MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Plataforma Viva o RS apresenta principais opções de turismo no Pampa Gaúcho

Publicada em 29/09/2020
Plataforma Viva o RS apresenta principais opções de turismo no Pampa Gaúcho | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Enoturismo é uma das apostas dos empresários do segmento na região

Em um momento em que as pessoas começam a organizar as férias de verão e a retomar a vida após um período intenso de isolamento social, em decorrência da pandemia de Covid-19, a plataforma Viva o RS, desenvolvida em uma parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Sebrae, aponta alternativas de viagens no Rio Grande do Sul, com roteiros diferenciados que permitem uma imersão na história e cultura gaúcha, atendendo todos os protocolos de segurança recomendados neste momento.
A plataforma, lançada no Dia do Gaúcho, 20 de setembro, é temporária e deve permanecer, inicialmente, por 40 dias no ar, e apresenta as opções de passeio disponíveis em cada uma das 10 regiões do estado. O mapeamento conta com diversidade de estilos de turismo, desde opções para quem gosta de aventuras e natureza, para o viajante que quer se deliciar com os sabores da gastronomia local, para o turista que adora novidades culturais e contato com a história ou para aqueles que curtem momentos de lazer com a família. São alternativas de roteiros para todos que querem descobrir ou redescobrir o Rio Grande do Sul.
A região de Bagé está situada no Pampa Gaúcho e Fronteira, junto a Aceguá, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Sant’Ana do Livramento, São Gabriel, Uruguaiana. Para o Pampa, a entidade de governança, Associação Pampa Gaúcho de Turismo - Apatur, apresentou cerca de 12 passeios disponíveis, com diferentes enfoques, desde a Rota dos Geossítios com uma opção de turismo de aventura; Artes e lidas campeiras, que apresenta um pouco do dia a dia do gaúcho no campo, ou visita ao Parque Termal Amsterland.
Contudo, a presidente da Apatur, Clori Giordani Peruzzo, aponta que a principal aposta é no Enoturismo, com roteiros abrangendo três municípios com atividades neste segmento - Bagé, Candiota e Dom Pedrito - onde cada vinícola disponibiliza atrativos e programação variada.
Dentro deste segmento, o passeio de ciclo turismo é um destaque. "É um passeio de bicicleta que vai da Vinícola Peruzzo até Vinhedos e Olivais Cerros de Gaya, que inclui café da manhã e almoço, além de visitas aos olivais e parreirais. Nossa região, de um modo especial, é premiada com muitos atrativos a serem mostrados, com gastronomia, turismo rural, museus e prédios históricos", destaca Clori.
Empresária do segmento, responsável pela rota de ciclo turismo, Elizabeth Drumm concorda. "O Pampa Gaúcho tem um potencial promissor para o turismo, seja rural, de aventura ou cultural. Reunimos tudo que o turista busca após a pandemia: espaços amplos, natureza, campos e tudo que o Bioma Pampa oferece. O vivaors.com.br é uma possibilidade de mostrar nossas riquezas", aponta.
Na plataforma do Viva o RS, o usuário pode escolher e comprar o seu passeio por região ou estilo de viagem. Além disso, uma assistente digital de viagens irá ajudar quem está na dúvida e quer sugestões de dicas e experiências para fazer a viagem ideal, de acordo com o seu perfil.
A plataforma, em pouco mais de uma semana no ar, já apresentou a região do Pampa para muitos potenciais turistas. Clori aponta uma prova da importância da divulgação dos roteiros de turismo em solo gaúcho: "Já estamos percebendo na região. Temos várias agendas para outubro de pequenos grupos, mas que estão vindo. Está tudo bem programado, bem planejado. Temos certeza que os turistas que virão aqui vão se encantar com a região do Pampa", encerra.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br